Curiosidade Apaixonada

de Carlos Fiolhais

editor: Gradiva, setembro de 2005
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i

Perguntaram um dia a Albert Einstein o que é que ele tinha de especial. Respondeu o grande sábio:«Não penso que tenha qualquer talento especial, a não ser uma curiosidade apaixonada.» E noutra ocasião: «O mais importante é não parar de fazer perguntas... Nunca percam a sagrada curiosidade!»

Neste livro, Carlos Fiolhais, aborda, com uma curiosidade inspirada em Einstein, vários temas: ciências, histórias, escolas, livros, filmes, teatros e viagens. Nesses textos está sempre presente a ânsia de mais ciência e de mais cultura científica em Portugal.

"O livro está organizado por temas (ciências, escolas, livros, filmes, teatros e viagens), mas é feito sobretudo de pequenas histórias de pessoas que fazem ou fizeram a ciência e de como ela está no quotidiano, mesmo que não se dê por isso."
Teresa Firmino, Público, Mil Folhas

Curiosidade Apaixonada

de Carlos Fiolhais

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896160630
Editor: Gradiva
Data de Lançamento: setembro de 2005
Idioma: Português
Dimensões: 132 x 207 x 27 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 220
Tipo de produto: Livro
Coleção: Ciência Aberta
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Outros
EAN: 9789896160630
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Carlos Fiolhais

Carlos Fiolhais nasceu em Lisboa em 1956. Licenciado em Física na Universidade de Coimbra e doutorado em Física Teórica na Universidade Goethe, em Frankfurt, Alemanha, em 1982, é professor catedrático de Física na Universidade de Coimbra. Foi professor convidado em universidades de Portugal, Brasil e Estados Unidos. Publicou mais de 30 livros, incluindo Física Divertida, Computadores, Universo e Tudo o Resto e A Coisa Mais Preciosa que Temos (Gradiva); Ciência a Brincar (Bizâncio); manuais escolares de Física e de Química (Gradiva e Texto Editores); Roteiro de Ciência e Tecnologia (Ulmeiro) e Fundamentos de Termodinâmica do Equilíbrio (Gulbenkian). É autor de cerca de 100 artigos científicos em revistas internacionais (um dos quais com 3500 citações) e de mais de 300 artigos pedagógicos e de divulgação. Participou em inúmeros encontros, conferências e ações promovendo a ciência e a cultura científica. Criou o portal de ciência www.mocho.pt. Ganhou em 1994 o Prémio União Latina/JNICT de tradução científica. Ganhou o Globo de Ouro de Mérito e Excelência em Ciência de 2004 atribuído pela televisão SIC e pela revista Caras em 2005.
Investiga Física da Matéria Condensada e História das Ciências. Foi fundador e diretor do Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra, onde instalou o maior computador português para cálculo científico (Centopeia). Dirige a revista Gazeta de Física da Sociedade Portuguesa de Física e é membro da comissão editorial das revistas Europhysics News, da Sociedade Europeia de Física, e Física na Escola e Revista Brasileira do Ensino da Física, da Sociedade Brasileira de Física.
Foi diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

(ver mais)
A Equação do Nenúfar

A Equação do Nenúfar

10%
Terramar
3,00€ 10% CARTÃO
Tempo e Ciência

Tempo e Ciência

10%
Gradiva
16,15€ 10% CARTÃO
portes grátis