20% de desconto

Crimes Sexuais e Castração Química no Ordenamento Jurídico Português

Fim do Tabú? Um estudo de direito comparado

de Celso Leal
Editor: Rei dos Livros, novembro de 2019 ‧
16,90€
15,21€
10% DE DESCONTO IMEDIATO + 10% CARTÃO
portes grátis
Venda o seu livro
Em todo o mundo a criminalidade sexual é uma preocupação. A reincidência em tal tipo de crimes tem gerado formas de reação penal que pretendem responder de forma mais eficaz às finalidades pretendidas, com especial enfoque na ressocialização. A castração química dos agressores sexuais tem sido uma das formas utilizadas para o efeito. Mas tirar a liberdade sexual mediante medicação hormonal, preterindo a liberdade ambulatória, não é consensual e deverá, acima de tudo, respeitar os mais elementares valores reconhecidos internacionalmente, plasmados nos mais diversos instrumentos internacionais existentes sobre esta matéria.

Vários são os Estados que regulam a castração química como forma de punição/tratamento dos agressores sexuais. Também são muitos os Estados que apesar de não terem ainda um regime jurídico relativo à castração química, já sobre ele dispõem de projetos ou propostas de lei.

A apreciação dos regimes jurídicos dos diversos Estados, sobre a matéria permitirá determinar os principais aspetos habitualmente regulados bem como a forma de compatibilização de tais regimes com as Leis Fundamentais dos diversos Países e, consequentemente, com os direitos fundamentais internacionalmente reconhecidos.

Como se verificará, nem sempre os regimes jurídicos encontram o equilíbrio entre punir/tratar os delinquentes sexuais e a proteção dos direitos fundamentais dos visados.

Visitar tais diplomas legais e compreendê-los é o que se procurará, bem como alvitrar algumas sugestões sobre a matéria.

Por outro lado, da experiência retirada dos outros países, considerando a tradição do legislador Português, poderá ajudar a perceber qual o enquadramento que a castração química poderia ter em Portugal. Será com base nas boas políticas, bem como naquilo que consideramos erros legislativos, que chegaremos a uma solução que se coaduna não só com o nosso ordenamento jurídico, mas também no cumprimento das regras e princípios estabelecidos internacionalmente a que castração.

Crimes Sexuais e Castração Química no Ordenamento Jurídico Português Portugal está vinculado, com especial enfoque na Convenção de Istambul que Portugal subscreveu."

Crimes Sexuais e Castração Química no Ordenamento Jurídico Português

Fim do Tabú? Um estudo de direito comparado

de Celso Leal

Propriedade Descrição
ISBN: 9789895650057
Editor: Rei dos Livros
Data de Lançamento: novembro de 2019
Idioma: Português
Dimensões: 159 x 230 x 8 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 176
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Direito > Direito Penal
EAN: 9789895650057

SOBRE O AUTOR

Celso Leal

Celso Leal, Licenciado em direito (2001) na Universidade Portucalense.
Frequência do Centro de Estudos Judiciários como Auditor de Justiça, tendo sido colocado como Auditor no Tribunal de comarca de Penafiel e no Tribunal de Comarca de Paredes e, posteriormente colocado como Procurador-Adjunto, em regime de estágio, na Comarca de Paredes.
Mestre em Ciências Jurídicas (2016) na Universidade Portucalense orientado pelo Senhor Professor Doutor Manuel da Costa Andrade.
Doutorando em Ciências Jurídico-Criminais.
Participa de forma regular como conferencista em colóquios, é autor de vários estudos publicados em revistas.
É autor dos livros:
Crimes Sexuais e Castração Química no Ordenamento Jurídico Português – Fim de um Tabu?, Rei dos Livros, outubro de 2019.
Prova Genética: Implicações em Processo Penal, Universidade Católica, fevereiro 2018, com Jorge dos Reis Bravo.
Linguagem Não Verbal No Processo Penal – Um Livro Sobre Comunicação Verbal e Não Verbal em Ambiente Jurídico, Rei dos Livros, novembro de 2019, com Pedro Magalhães Lamy.
Comunicação Verbal No Processo Penal – Rei dos Livros, junho de 2022, com Pedro Magalhães Lamy.
Profiling Criminal no Processo Penal – no prelo.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU