10% de desconto

Crianças em Situação de Rua

O Caso do IAC - Projecto Rua «Em Família para Crescer»

de Matilde Sirgado

editor: Edições Sílabo, setembro de 2017
O complexo problema social das Crianças de Rua está presente na maioria das cidades do mundo e tem vindo a transformar-se em função da evolução e da pró­pria dinâmica das sociedades.
No estudo e investigação apresentados neste livro pretende-se analisar a problemática das crianças em situação de rua da cidade de Lisboa, recorrendo à metodologia de intervenção desenvolvida pelo Instituto de Apoio à Criança.

Neste sentido, o foco central desta investigação foi a avaliação do Projecto Trabalho de Rua com Crianças em Risco ou Situação de Marginalidade; atualmente designado por Projecto Rua Em Família para Crescer.
Na procura de um conhecimento sobre o legado que o Projecto Rua deixa à sociedade portuguesa, procura-se estabelecer a ligação entre a missão do Instituto de Apoio à Criança - Projecto Rua, a sua proposta pedagógica, o papel dos diferentes interventores sociais e a realidade das crianças e jovens em situação de rua.

Através de uma pesquisa exploratória de estudo de caso único, apoiada numa abordagem qualitativa teórico e analítica, faz-se uma análise aprofundada do desenvolvimento do Projecto que visou a compreensão do seu papel na construção de percursos de inclusão, em torno das seguintes dimensões: como Observatório Social da problemática, como Laboratório Social, como Serviços de Cuidados de Proximidade e como contributo para a adequação das Políticas Públicas.

Crianças em Situação de Rua

O Caso do IAC - Projecto Rua «Em Família para Crescer»

de Matilde Sirgado

Propriedade Descrição
ISBN: 9789726188971
Editor: Edições Sílabo
Data de Lançamento: setembro de 2017
Idioma: Português
Dimensões: 170 x 238 x 9 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 180
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Psicologia
EAN: 9789726188971
Matilde Sirgado

Licenciada em Política Social, com especialização em proteção e segurança social e Mestre em Política Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.
Membro da Direção do Instituto de Apoio à Criança e Coordenadora do Setor Projecto Rua Em Família para Crescer.

Desempenhou funções de coordenação e supervisão de projetos com crianças de rua nos PALOP no âmbito da representação do IAC na European Federation for Street Children. Coordenação técnica do Guia do Animador Ideias e Práticas para Criar e Inovar, editado pelas Edições Silabo (2011) e do Guia Metodológico Interromper Percursos Marginais, editado pelo IAC (2010).

Agraciada com o 3º Prémio Mulher Ativa/2008 pelo seu trabalho enquanto coordenadora do Projecto Rua. Representante de Portugal no Group of Experts on Vagrant Children promovido pelo Conselho da Europa, do qual resultou o estudo Children living in conditions of vagrancy (2000).

(ver mais)
Caldeirão de Recreação

Caldeirão de Recreação

10%
Sprint
21,20€ 10% CARTÃO
portes grátis
A Doença Oncológica na Criança

A Doença Oncológica na Criança

10%
Coisas de Ler
3,00€ 10% CARTÃO