Correr

de Jean Echenoz
Editor: Cavalo de Ferro, março de 2011 ‧
Logo após a guerra, em 1946, nos campeonatos organizados pelas forças aliadas em Berlim, atrás do cartaz Checoslováquia, para grande chacota do público presente, vem apenas um único atleta, magro e escanzelado. Mas quando nos 5.000 metros aquele atleta não só se desembaraça em poucos minutos dos seus mais possantes adversários com uma volta de avanço, como agora começa a ultrapassá-los nova­mente, um a seguir ao outro e, enquanto estes abran­dam, ele volta a acelerar, cada vez mais. De boca aberta ou aos gritos o público do estádio já não aguenta mais. Mais do que duas voltas! Vocifera o locutor do estádio. Em pé, a exultar, estão oitenta mil espectadores. Aquilo não é normal, gritam, aquele tipo faz tudo o que não deveria fazer e ganha! O nome daquele rapaz magro e louro de sorriso aberto nunca mais ninguém o esquecerá: Emil Zatopek. Pou­cos anos e dois Jogos Olímpicos depois, Emil torna-se invencível.

Num livro comovente e emocionante, Echenoz percorre quarenta anos de História recente dando-nos a conhecer a vida ex­cepcional de um dos grandes mitos do desporto, descrevendo de forma atractiva os seus maiores sucessos, mas também as difíceis relações com o poder comunista, a instrumentalização da sua carreira como veículo de propaganda, censura e con­trolo, e as perseguições politicas de que foi alvo e que ditaram o fim da sua carreira.

«Jean Echenoz é, esse sim, um dos melhores escritores franceses da actualidade. […] Revisitação da História e da Geografia […], “Correr” é um belíssimo romance, escrito na toada minimalista característica de Echenoz que, contudo, nada tem de descarnada, por via do humor, da paródia ou das derivações que o escritor francês vai buscar a Becket ou a Sterne, se quisermos deixar de lado as inovações do Nouveau Roman francês (que, na verdade, não podemos). Exemplo de literatura moderna e pós-moderna, lúcido, lúdico e inventivo, “Correr” merece leitores.»
Ana Cristina Leonardo, Expresso

Correr

de Jean Echenoz

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896231484
Editor: Cavalo de Ferro
Data de Lançamento: março de 2011
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 222 x 12 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 128
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Biografias
EAN: 9789896231484

Imperdível ou a grandiosidade da simplicidade

Luís B. Santos

O maior atleta de todos os tempos, um grande homem e muito simples. A escrita é de um simplicidade que torna esta obra grandiosa. Imperdível.

SOBRE O AUTOR

Jean Echenoz

Jean Echenoz nasceu em Orange, França, em 1947. A sua obra conta já com dez romances publicados, em França e em várias línguas, e recebeu uma dezena de prémios literários, entre os quais o Prémio Médicis 1983 para Cherokee e o Prémio Goncourt 1999 para Je m’en vais. Tem alguns livros publicados em Portugal: Um ano, e Vou-me embora (Terramar), As grandes loiras e A ocupação dos solos (Ambar). Ravel foi destacado pela crítica francesa como uma das mais importantes obras literárias publicadas em 2006.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU