Conviver com a Sombra
Reconhecer e Reintegrar o Nosso Lado Mal Amado
de Jean Monbourquette
Sobre
o Livro
Sinopse
«A sombra é tudo o que recalcámos no inconsciente por causa do medo de sermos rejeitados pelos outros.»
Todos nós possuímos esse lado escondido da nossa personalidade e, se não tomarmos consciência dele, correremos o risco de o ver emergir e voltar-se contra nós, criando-nos todo o tipo de problemas de ordem psicológica e social, causando mesmo estados depressivos e antipatias obsessivas. Pelo contrário, se esse lado recalcado e mal amado de nós mesmos for reconhecido e reintegrado, favorecerá o equilíbrio psicológico e espiritual da nossa personalidade e ajudará a manter relações humanas saudáveis.
Opinião
dos leitoresDetalhes
do Produto
Conviver com a Sombra
ISBN
9789727516469
Editor:
Paulinas Editora
Idioma:
Português
Dimensões:
129 x 204 x 10 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
192
Tipo de Produto:
Livro
Coleção:
Psicologia e Personalidade
Classificação Temática:
Livros em Português
> Ciências Sociais e Humanas
> Psicologia
Um livro simples sobre um assunto complexo. Escrito de forma muito acessível, é uma apresentação teórica do desenvolvimento e papel da sombra, com conteúdos muito práticos para trabalhar sobre ela. Um livro pequenino, com informação grande. Gostei. Será, concerteza, um livro a ir revisitando.
Como diz Ruth Renkel, "Não há razão para termos medo das sombras. Apenas indicam que em algum lugar próximo brilha a luz.". Tendo por pano de fundo a Psicologia Analítica de Carl Jung, este livro é um mestre que nos fala sábia, simples e profundamente da coragem de descobrir, encontrar, explorar e transformar a nossa sombra em luz, e de como o podemos fazer. Um ensinamento precioso, actual e tão necessário para sermos mais quem somos. Em suma, uma pequena grande pérola de sabedoria que recomendo vivamente.
Gostei muito da leitura, é um livro que nos leva a conhecer o eu interior.
Aconselho vivamente a leitura deste livro a quem quiser conhecer um pouco mais si, e desenvolver-se a nível pessoal. Trabalho muito bem feito deste autor com a 'matéria' de Carl Jung trabalhada com as sua experiência pessoal de terapia como psicólogo, que de uma forma lúdica o permitem entender sem qualquer problema o conteúdo. A meu ver este é um daqueles conteúdos que deveria ser ensinado na escola e não estar limitado aos que procuram descobrir algo mais sobre si. Deu-me uma percepção diferente das coisas e finalmente consegui entender a frase do Carl Jung: "Tudo que nos irrita nos outros pode nos levar a um entendimento de nós mesmos."