10% de desconto

Como Mentem as Sondagens

de Luís Paixão Martins
editor: Livros Zigurate, outubro de 2023
17,90€
16,11€
10% DESCONTO IMEDIATO
EM STOCK -
A poucos dias das eleições legislativas de 2022, a previsão mais frequente da comunicação social portuguesa era de empate técnico. Nenhuma sondagem previu uma maioria absoluta. O mesmo erro tem-se repetido um pouco por todo o mundo. A TV quer dar-nos a ilusão de que consegue antecipar o futuro mas esconde a complexidade dos estudos de opinião. Luís Paixão Martins, o autor de Como Perder uma Eleição, que tem neles um dos seus instrumentos de trabalho, traça-lhes a evolução histórica — uma história fascinante e pouco conhecida — e faz a autópsia do que está a correr mal, analisando à lupa um caso concreto recente.

Chegou a altura de denunciar que temos um problema com as sondagens. Ou melhor, com a bola de cristal em que a comunicação social as transformou. Os media servem-nos doses cada vez maiores de sondagens. Aquilo que passa por informação transformou-se em conteúdo político. Uma bola de cristal atrevida e avariada.

Como Mentem as Sondagens

de Luís Paixão Martins

Propriedade Descrição
ISBN: 9789893514634
Editor: Livros Zigurate
Data de Lançamento: outubro de 2023
Idioma: Português
Dimensões: 131 x 232 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 172
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Política > Política em Geral
EAN: 9789893514634

olhando o passado

Vítor Tomás

num ano que está marcado por três eleições (Açores, legislativas no continente e europeias) e olhando para o passado, em que as sondagens têm falhado (basta recordar as de 2022 em que nenhuma sondagem previu uma maioria absoluta), importa olhar seriamente para este fenómeno das sondagens, para preparar esses três acontecimentos eleitorais. Luís Paixão Martins não é um novato nestas andanças, basta recordar "Como Perder uma Eleição" para receber este livro de braços abertos e aproveitar o que lá está escrito para poder acompanhar melhor as sondagens que serão mais que muitas nestas três eleições.

Sondagens escondidas com rabo de fora

Helena Sérgio

Está aqui tudo que já tinha intuído, eu que não sou especialista, mas tenho algum bom senso ao analisar os acontecimentos políticos . Vale a pena ler o que escreve alguém que, esse sim, sabe muito do assunto e tem uma enorme experiência

SOBRE O AUTOR

Luís Paixão Martins

Luís Paixão Martins começou a sua vida profissional no jornalismo e, depois de uma carreira na rádio e na imprensa escrita, entre o início dos anos 70 e meados dos anos 80, dedicou-se ao conselho em comunicação. Assim nasceu, em 1986, a LPM Comunicação, empresa que é, há décadas, líder de mercado. Em 2015, abandonou a atividade nesse sector e fundou a Associação Ata Diurna, promotora do NewsMuseum, em Sintra. Vive entre Lisboa, onde nasceu em 1954, e uma aldeia da fronteira de Monfortinho, onde mantém uma atividade florestal e de turismo rural. Pode ser seguido no Twitter em @lpmpessoal.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU