Como Evitar o Atamancado do Jornalês

de Mário Pinto

editor: Papiro Editora, julho de 2006
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i

Como Evitar o Atamancado do ‘Jornalês’ - Contributos para Uma Boa Prática da Escrita Jornalística, de Mário Pinto, é um conjunto de reflexões em torno da escrita jornalística portuguesa, que o autor designa por jornalês. Está assim dado o mote para o que será a tónica dominante da obra - a acutilância perante os lapsos e/ou incorrecções presentes na imprensa do nosso país, mas também o cuidado e a correcção postos na denúncia, assim como o genuíno desejo de um periodismo mais capaz nas suas intervenções escritas.
Ao longo da sua obra, Mário Pinto formula considerações teóricas a que faz seguir exemplos retirados dos mais variados periódicos portugueses, que nas suas páginas ilustram o incumprimento das regras (sintácticas, morfológicas, de coesão, entre outras) previamente enunciadas.
O autor entende a sua obra como uma ajuda para obviar as incorrecções que em nada prestigiam o jornalismo de Portugal.

Como Evitar o Atamancado do Jornalês

de Mário Pinto

Propriedade Descrição
ISBN: 9789728916824
Editor: Papiro Editora
Data de Lançamento: julho de 2006
Idioma: Português
Dimensões: 148 x 228 x 24 mm
Páginas: 312
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789728916824
Mário Pinto

Mário Pinto, Prof. de Ciências da Comunicação na Universidade FERNANDO PESSOA, Porto, é doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de Santiago de Compostela. Publicou O Avatar da Linguagem da Imprensa Hodierna e Seus Actores, Títulos das Notícias - Recursos Retórico-Estilísticos: Intencionalidade ou Acaso? E Ainda bem que Mo Sugeriu: 'Jornalês', que Diabo de Linguagem É Essa?
Foi bolseiro do Governo Francês e do Ministério da Educação. Tem vários artigos publicados, mais de vinte títulos traduzidos e apresentou comunicações em diversos congressos.

(ver mais)
Veritas Odium Parit

Veritas Odium Parit

10%
Edições Univ. Fernando Pessoa
4,00€ 10% CARTÃO