Cinzas Livro
de Grazia Deledda; Tradução: Graziella Saviotti
Sobre
o LivroAos quinze anos, Oli, uma rapariga da província, é seduzida por Anania, um camponês fantasioso e ingénuo. Grávida, abandonada pelo sedutor e expulsa da casa paterna, inicia uma vida nómada e solitária, acompanhada pelo filho a quem deu o nome do pai.
Sem qualquer meio de sustento para si e para a criança, Oli acaba por a deixar à porta da casa do progenitor e partir sem olhar para trás. Criado pelo pai e pela madrasta, começa então a história do pequeno Anania que, sem nunca aceitar o traumático abandono que sofrera, procura escapar à condição de bastardo enjeitado que lhe reservara o destino: enquanto se dedica ao estudo do Direito, nunca desiste de encontrar a mãe. Mas saberá Anania o que realmente o espera nesse encontro? Um desfecho surpreendente tornará esta história marcante, para sempre, uma parte de nós.
Tendo a magnífica Sardenha como cenário e contando com uma imaginativa galeria de personagens, Cinzas foi escrito por uma exímia retratista das mais profundas paixões humanas, a Prémio Nobel Grazia Deledda. No seguimento de Depois do Divórcio e Marianna Sirca, esta é mais uma das suas obras fundamentais, que a Colecção Mulheres de Palavra traz aos seus leitores.
Já há alguns anos que queria ler as obras desta escrita, mas não encontrava no mercado português. Muito obrigada à Sibila por nos ter proporcionado esta oportunidade. Neste livro, Grazia Deledda faz-nos descobrir uma Sardenha real.
Neste livro, de uma beleza sublime, Deledda pega-nos pela mão e leva-nos a conhecer a vida e a realidade dos seus personagens – descritos com uma densidade psicológica magistral – que acompanhamos como se estivéssemos ali, ao lado deles, a assistir ao desenrolar de uma existência dramática, intensa e feroz.