Cinco Ensaios sobre Motivação
(2ª Edição)
de Manuel Viegas Abreu
Sobre
o LivroCinco Ensaios Sobre Motivação procuram esclarecer aspectos importantes da motivação humana, que vão desde os efeitos das "carências de afectos" ao problema da agressividade, passando pela influência da publicidade e pelo papel da motivação nos processos educativos. As questões analisadas estão no centro dos debates actuais sobre novos caminhos de reestruturação das relações entre o Homem, a Natureza e a Cultura. Qual a natureza das necessidades humanas subjacentes aos comportamentos de vinculação e de coesão social? Que relações existem entre as necessidades, os interesses, os valores e o desenvolvimento das potencialidades das pessoas c das instituições? Serão os humanos, por natureza, violentos? Que factores e condições podem favorecer ou, pelo contrário, inibir a emergência de comportamentos agressivos? Estamos condenados a conviver com a Guerra ou podemos ter esperança na construção da Paz?
Esta 2.ª Edição, além de aperfeiçoamentos formais, é acrescida de uma Adenda sobre Violência nas Escolas que vem na continuidade das teses defendidas no quinto ensaio sobre O problema da agressividade e o desafio cultural do nosso tempo.
O livro ilustra uma visão universal da motivação humana. Apresenta também os principais contextos de intervenção nesta variável psicologia.