20% de desconto

Cartografia do Direito das Famílias, Crianças e Adolescentes

de Hugo Cunha Lança

editor: Edições Sílabo, março de 2018
O Direito da Família é um dos ramos do Direito que mais e maiores alterações viveu nas últimas décadas. O movimento feminista corroeu o patriarcado e permitiu a libertação sexual da mulher, despertaram novos olhares sobre a infância, a sociedade laicizou-se, o hedonismo e a mitomania do prazer fizeram surgir novas realidades nas relações familiares que o Direito não pode ignorar.

Este livro, numa primeira parte, começa por apresentar os princípios gerais do Direito das Famílias.
Num segundo momento, apresenta elementos conducentes à reflexão sobre as relações familiares, nomeadamente, o parentesco, a afinidade, o apadrinhamento e o casamento, bem como, a união de facto que, não obstante latente no texto da lei, tem uma importância crescente na sociedade.
Na terceira parte, debruça-se sobre a tutela, a imperatividade de amparar, proteger e defender aqueles que mais precisam (com um capítulo dedicado à proteção das crianças, dos velhos e das mulheres).

Esta obra, escrita num estilo muito próprio, num constante diálogo com a filosofia e a arte, beneficiando da larga experiência de ensino do autor nestas matérias, será um precioso instrumento de apoio para todos aqueles que, por motivos académicos ou profissionais, pretendam ter acesso a um curso de Direito das Famílias, Crianças e Adolescentes: estudantes, juízes, procuradores, advogados, solicitadores, pais e educadores e a todos aqueles que, noutras áreas do conhecimento, investigam, estudam e interagem com esta realidade.

Cartografia do Direito das Famílias, Crianças e Adolescentes

de Hugo Cunha Lança

Propriedade Descrição
ISBN: 9789726189398
Editor: Edições Sílabo
Data de Lançamento: março de 2018
Idioma: Português
Dimensões: 160 x 237 x 17 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 308
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Direito > Direito da Família
EAN: 9789726189398
e e e e e

Diferenciado

Pedro Costa

Uma forma extremamente diferenciada de lecionar aulas de Direito das Famílias, Crianças e Adolescentes.

Hugo Cunha Lança

Hugo Cunha Lança nasceu em Beja, no dia 22 de fevereiro de 1975, cidade onde escolheu residir. Orgulhosamente um rapaz simples da província, viveu em Lisboa para se licenciar em Direito e mais tarde regressou amiúde para se tornar mestre pela Universidade Católica de Lisboa. Posteriormente voou regularmente até ao Porto onde se doutorou com uma dissertação sobre a regulação dos conteúdos disponíveis na internet, a imperatividade de proteger as crianças.

Cronista e comentador na comunicação social regional (embora atualmente em licença sabática, procurando refletir), durante anos (demasiados!) alimentou um estranho blogue, tem publicado artigos sobre Direito Comercial (A Função Publicitária da Marca no Direito Português, As leis do Comércio Electrónico, A Conclusão dos Contratos no Comércio Electrónico, Marcas e Nomes de Domínio: em Busca da Compatibilidade, Marcas Sonoras - sua Admissibilidade, Anotação ao Ac. STJ, 08.05.2003 - Marlboro/Marbelo, O Contrato de Cartão de Crédito, Crime de Abuso de Cartão de Crédito, Os Acordos Parassociais), sobre Direito e Internet (O Direito no Mundo dos Blogues: Aproximação à Problemática numa Perspectiva da Responsabilidade Civil pelos Conteúdos, O Direito no Mundo dos Chats: Análise a um Espaço Inóspito ao Direito, Os Internet Service Providers e o Direito: são Criminosos, são Cúmplices, são Parceiros da Justiça, Polícias ou Juízes?, O Processo Electrónico em Portugal, Monitorização da Internet: onde fica o Direito à Privacidade), e sobre Direito da Família (Violência sobre os velhos: Aproximação à Problemática, numa Perspectiva Jurídica, A Constitucionalização do Direito da Família, A Nova Lei do Casamento Descartável, Direito da Família e Internet: a Infidelidade Virtual é um Mito ou uma Realidade com Efeitos Jurídicos, A Questão Patrimonial nas Relações de União de Facto: ou Breve Reflexão sobre a Lei da União de Facto, Dormir com Alguém, Acordar com o Estado).

Concomitantemente, organiza conferências, faz apresentações em jornadas e congressos e escreve prosa, tendo publicado recentemente o seu primeiro romance.

(ver mais)
7ª e 8ª Bienais de Jurisprudência de Direito da Família

7ª e 8ª Bienais de Jurisprudência de Direito da Família

20%
Petrony Editora
30,15€ 10% + 10% CARTÃO
portes grátis
Direito de Menores - Derecho de Menores

Direito de Menores - Derecho de Menores

20%
Âncora Editora
27,00€ 10% + 10% CARTÃO
portes grátis