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Cadernos de Serafino Gubbio, Operador de Câmara

de Luigi Pirandello
editor: Fim de Século Edições, dezembro de 2009
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Neste romance de 1916, o operador de câmara Serafino Gubbio disseca o universo da sétima arte na alvorada do seu nascimento, devolvendo-nos ao mesmo tempo o espanto do Homem moderno perante a presença cada vez mais imperiosa das máquinas na produção artística e não só. Muito antes dos discursos sobre a "sociedade do espectáculo", o olhar trágico de Pirandello alerta para os perigos e o fascínio de um mundo no qual a ilusão está destinada a engolir o real. Luigi Pirandello (1867-1936), dramaturgo, poeta, romancista e contista italiano, recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1934.

“O bater do coração não se ouve, não se ouve o pulsar das artérias. Ai de nós, se se ouvisse! Mas, sim, ouvimos esse zumbido, esse tiquetaque perpétuo, e dizem que não é natural toda esta fúria rodopiante, todo este brilhar e desaparecer de imagens: mas há por baixo dele um mecanismo, que dir-se-ia continuar a persegui-lo, rangendo precipitadamente. Vai-se quebrar?”

Cadernos de Serafino Gubbio, Operador de Câmara

de Luigi Pirandello

Propriedade Descrição
ISBN: 9789727542925
Editor: Fim de Século Edições
Data de Lançamento: dezembro de 2009
Idioma: Português
Dimensões: 156 x 237 x 13 mm
Páginas: 200
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Arte > Cinema Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789727542925

SOBRE O AUTOR

Luigi Pirandello

PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA 1934

Luigi Pirandello (1867-1936), Prémio Nobel de Literatura em 1934, nasceu em Agrigento, na Sicília, transferindo-se mais tarde para Roma, onde deu início à sua carreira literária.
É autor de uma vasta e variada obra, centrada na temática da identidade e numa singular visão do mundo, fortemente irónica e satírica.
Escreveu um grande número de novelas, coligidas sob o título de Novelle per un anno (ao todo 15 volumes de 1922 a 1937); sete romances, entre os quais figura o célebre O Falecido Mattia Pascal (1904); e inúmeras peças teatrais, reunidas sob o título programático Maschere Nude (1918-1937) e entre as quais se incluem Sei Personaggi in Cerca d’autore (1921) e Questa sera si recita a soggeto (1930).
A obra de Pirandello é uma das mais representativas da literatura moderna e foi influência decisiva para autores como Jean-Paul Sartre, Samuel Beckett, Eugène Ionesco, Jean Genet ou Eugene O’Neill.

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