Cadernos de Naturopatia Livro
Volume 1
Sobre
o LivroOMS - Organização Mundial de Saúde tem sido uma grande defensora da MT&C - Medicina Tradicional e Complementar, designada entre nós por Terapêuticas Não Convencionais (TNC), tanto pelos seus benefícios para a saúde, como pela sua mais valia económica para os Estados Membros, que se têmdebatido com o aumento desmesurado da despesa , nos serviços de saúde. A Estratégia da OMS para a Medicina Tradicional 2014-2023 vem prever o incremento da pesquisa científica revelando o aumento significativo de Estados Membros (EM) que se têm dedicado ao desenvolvimento da investigação (de 19 EM em 1999 para 73 EM em 2012).
O apoio do CIMN - Centro de Investigação em Medicina Natural , do IPN - Instituto Português de Naturologia e d a Revista Científica de Medicina Natural na publicação destes Cadernos , tem como objetivo incrementar este movimento e colocar Portugal nas estatísticas do desenvolvimento científico em MT&C.
Entendem os promotores destes cadernos que a evolução de novos saberes, por força das novas informações da Natureza e do ser vivo, bem como a publicação da legislação sobre TNC, vieram inquietar as respostas e os modelos convencionais nos cuidados de saúde. Defrontamo-nos com uma aparente aceleração dos tempos históricos que anunciam novos paradigmas, preparando-nos para novos referenciais.
Aceitamos estes desafios e fazemos questão de fazer parte da construção des tes novos conceitos e atitudes. Por isso, acarinhamos este projeto.
M. Manuela Nunes da Costa Maia da Silva, PhD
Rui Miguel Freitas Gonçalves, PhD
Uma obra bastante útil nesta nova conjuntura, em que as terapêuticas não convencionais se começam a afirmar e credibilizar. Parabéns aos autores e promotores.