10% de desconto

BorderCrossings 7

Leituras Transatlânticas

de Vamberto Freitas
Editor: Letras Lavadas, novembro de 2023 ‧
17,28€
10% DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
portes grátis
«O contacto, desde cedo na Califórnia, com uma sociedade multicultural, onde coexistiam múltiplos universos simbólicos, códigos culturais e estilos de vida, proporcionou a V. Freitas um elevado grau de autorreflexividade idêntitário-cultural. Pois, como afirma E. Glissant (1995), é "[n]a Totalidade — Mundo, [que] eu me transformo trocando-me com o outro, permanecendo eu mesmo, sem renegar-me, sem diluir-me, e é preciso toda uma poética para conceber estes impossíveis". Ora, foi nesta relação poética e dialógica com o "Outro", que o crítico literário desenvolveu um vasto repertório hermenêutico — cultural.

Em suma, Vamberto Freitas tornou-se num dos mais distintos intelectuais açorianos dos séculos XX e XXI. O seu contributo na afirmação dos estudos culturais açorianos como "estudos étnicos" conferiu-lhe um papel destacado tanto nos Açores, como na diáspora. Face às perplexidades e labirintos culturais emergentes da sociedade global, Vamberto Freitas propõe um círculo hermenêutico aberto, que não só adote uma postura simultaneamente crítica e cumulativa, como também instigue uma reactualização e reinvenção constante do «imaginário cultural açoriano».
Pilar Damião de Medeiros Gávea-Brown: Revista Bilingue De Letras e Estudos Luso-Americanos, 2015-2016

BorderCrossings 7

Leituras Transatlânticas

de Vamberto Freitas

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897354809
Editor: Letras Lavadas
Data de Lançamento: novembro de 2023
Idioma: Português
Dimensões: 162 x 232 x 26 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 336
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789897354809

SOBRE O AUTOR

Vamberto Freitas

Nasceu na ilha Terceira em 1951, mas emigrou com a família para os EUA em 1964, onde se formou em Estudos Latino-Americanos pela California State University, Fullerton, em 1974.
Foi correspondente e colaborador do suplemento literário do Diário de Notícias durante largos anos.
Desde 1991 é Leitor de Língua Inglesa na Universidade dos Açores, tendo publicado inúmeros estudos críticos e ensaios sobre as literaturas norte-americana e açoriana.
No Brasil, tem colaborado no suplemento Cultura do Diário Catarinense e na revista Cartaz: Cultura e Arte, ambos de Santa Catarina, assim como no Jornal de Letras do Rio de Janeiro.
Mantém atualmente a página semanal de crítica literária BorderCrossings no diário Açoriano Oriental e a coluna Nas Duas Margens no semanário Portuguese Times (New Bedford).

(ver mais)

DO MESMO AUTOR