30% de desconto

Biografia de um Inspector da PIDE

Fernando Gouveia e o Partido Comunista

de Irene Flunser Pimentel
editor: A Esfera dos Livros, outubro de 2008
27,00€
21,60€
20% DE DESCONTO IMEDIATO + 10% CARTÃO
PORTES GRÁTIS
VENDA O SEU LIVRO
Fernando Gouveia foi um dos investigadores da PVDE/PIDE/DGS mais temidos pelo Partido Comunista Português (PCP). Este inspector do Gabinete Técnico da Polícia Política conhecia como ninguém os métodos do PCP, a forma de actuação dos seus militantes, funcionários e dirigentes clandestinos, não só a nível político como a nível pessoal. Pela sua mão foram apreendidos documentos fundamentais que Fernando Gouveia estudava minuciosamente, de forma a desmantelar o puzzle comunista, assim como foram presos centenas de comunistas, vítimas de violência e de toda a espécie de torturas, chantagens e pressões psicológicas. A revolução de Abril de 1974 apanhou Fernando Gouveia de surpresa. O então inspector-adjunto e técnico superior da Direcção-geral de segurança entregou-se às Forças Armadas quatro dias depois do golpe militar, tendo permanecido detido durante mais de dois anos. Gouveia nunca foi julgado pela sua actuação durante os 46 anos em que esteve ligado à polícia do Estado.

Biografia de um Inspector da PIDE

Fernando Gouveia e o Partido Comunista

de Irene Flunser Pimentel

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896261344
Editor: A Esfera dos Livros
Data de Lançamento: outubro de 2008
Idioma: Português
Dimensões: 164 x 239 x 29 mm
Páginas: 300
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História de Portugal Livros em Português > Literatura > Biografias
EAN: 9789896261344

Para não nos esquecermos

Maria Ferreira

Leitura densa, mas que prende do princípio ao fim. Ajuda a que não esqueçamos o que foi a polícia política do Estado Novo e o impressionante auxílio que lhe foi prestado por tantos cidadãos portugueses, que se "diluíram" no pós-25 de Abril. Recomendo, penso ser mais um livro fundamental desta autora que tanto aprecio!

Recomendo vivamente.

Tuga dos Dembos

Muito para além da biografia do visado esta obra permite-nos uma visita guiada pelos bastidores / interior da Policia Politica da Ditadura Militar, também ela militar como comprovam a sua estrutura superior preenchida por oficiais das forças armadas bem como ao "modus operandis" da Oposição com as suas contradições e traições, com os consequentes dramas ao nivel individual, familiar, "social" e geracional - uma obra que, analisada à distancia, revela amadorismo e tolerância a ródos... entre instituição trucidária e Oposição - brandos costumes... Estaline (NKVD/KGB) morreria de vergonha e Pinochet/hitler não os convidaria para a sua mesa... enfim simplesmente notavel para memória futura!!!

SOBRE O AUTOR

Irene Flunser Pimentel

Mestre em História Contemporânea (Século XX) e doutorada em História Institucional e Política Contemporânea, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Investigadora do Instituto de História Contemporânea (FCSH da UNL), autora de História das Organizações Femininas do Estado Novo (2000, Prémio Carolina Michaëlis em 1999), de Judeus em Portugal durante a Segunda Guerra Mundial. Em Fuga de Hitler e do Holocausto (2006, Prémio ex-aequo Adérito Sedas Nunes, atribuído pelo Instituto de Ciências Sociais em 2007), de A História da PIDE (2007, Prémio Especial Máxima em 2008), de Tribunais Políticos. Tribunais Militares Especiais e Tribunais Plenários durante a Ditadura e o Estado Novo, em coautoria com Fernando Rosas, João Madeira, Luís Farinha e Maria Inácia Rezola (2009), de A cada um o seu lugar (2011, Prémio Ensaio 2012 da Máxima), de O Caso da PIDE/DGS (2017), de Holocausto (2020, vencedor do Prémio Fundação Calouste Gulbenkian, na categoria «História da Europa», em 2021) e de Informadores da Pide – Uma Tragédia Portuguesa (2022). Distinguida com o Prémio Pessoa em 2007 e com o Prémio Seeds of Science, na categoria «Ciências Sociais e Humanas», em 2009, e condecorada com a Ordem Nacional da Legião de Honra pelo Governo de França em 2015.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU