10% de desconto

A PIDE e os Seus Informadores

O caso de Inácio (2ª Edição)

de Paulo Marques da Silva

editor: Palimage, setembro de 2019
VENDA O SEU LIVRO i
«Paulo Silva, natural de Condeixa, publicou - com base num trabalho de fim de curso da sua licenciatura em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra - um livro sobre Fernando Namora e a PIDE (Fernando Namora entre os dedos da PIDE. Coimbra, Minerva, 2009) e, no meio de outros textos interessantes que veio também a apresentar ou virá a publicar em breve, deixa-nos agora esta importante narrativa histórica sobre a PIDE e os seus informadores, através do caso paradigmático de Inácio. Só desta forma objectiva e rigorosa, feita com base nos processos da polícia política existentes na Torre do Tombo, se poderá afinal conhecer a face mais negra do Estado Novo, como Estado autoritário ou totalitário, questionando a ideia de que se tratava - como às vezes por aí se diz - de uma simples ditadura à portuguesa, tradicio¬nalista e conservadora, e de brandos costumes

Luís Reis Torgal

A PIDE e os Seus Informadores

O caso de Inácio (2ª Edição)

de Paulo Marques da Silva

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897032356
Editor: Palimage
Data de Lançamento: setembro de 2019
Idioma: Português
Dimensões: 158 x 229 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 350
Tipo de produto: Livro
Coleção: Raíz do Tempo
Classificação temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789897032356
Paulo Marques da Silva

Paulo Marques da Silva (12/12/1966) é natural de Condeixa-a-Nova. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra tem vindo a estudar os processos de alguns escritores e de outras personalidades, da região de Coimbra, ligadas à oposição ao Estado Novo, nos arquivos da PIDE/DGS.
Publicou em 2009 o livro Fernando Namora por entre os dedos da PIDE – A repressão e os escritores no Estado Novo. Em 2010 é um dos coautores da publicação Condeixa paisagem, memória e história, com o trabalho «Estórias» da oposição em Condeixa no tempo de Salazar. No ano de 2015 é publicado o opúsculo Deniz Jacinto entre duas paixões: o teatro e a liberdade, uma seleção de documentos sobre o processo da PIDE de Manuel Deniz Jacinto. Neste mesmo ano publica também um pequeno trabalho intitulado Fernando Namora e a PIDE: anatomia de um processo, integrado no livro Pois não te resta ainda o mundo?, Conferências Fernando Namora, coordenado por Paulo Archer de Carvalho, um conjunto de cinco conferências sobre o escritor condeixense.
Em 2019, publica textos em diversos catálogos e livros e participa em conferências sobre Fernando Namora. Publica também o livro A PIDE e os seus Informadores, o caso de Inácio, que retrata a ação de um importante informador da delegação da PIDE de Coimbra.
Editou, em setembro de 2020, o catálogo Fernando Namora caricaturista que reúne 181 caricaturas efetuadas pelo escritor no meio universitário.

(ver mais)
Vítimas de Salazar - Edição Especial

Vítimas de Salazar - Edição Especial

10%
A Esfera dos Livros
24,00€ 10% CARTÃO
portes grátis