10% de desconto

Ave, Eva

de Odete Boaventura

editor: Mosaico de Palavras, junho de 2017
Ave, Eva constitui, na sua semântica integral, o Novo Evangelho da redenção do Princípio Feminino e dos seus valores, num tempo em que já não é possível adiar a verdade própria e original da água, da lua e do coração, para outro século…

Não é, pois, de espantar que, em temos formais, este Novo Evangelho apresente, como abertura, um poema-quadro em jeito de Génesis, onde a poeta exalta Mãe-Eva, agora redimensionada (e miticamente reabilitada!) como grande-útero, depósito sagrado das sementes de eternidade que frutificarão em vidas temporais - É de ti, Eva, minha mãe, / que o meu filho vem. -, um Evangelho que propõe também, como fecho, uma Revelação sem apocalipse, a garantir a apoteose da fraternidade, num futuro vestido de vozes de esperança, rosas/ bordadas em ninhos/de alfazema azul e o libertário voo de pombos-correios, a grafitarem Paz na tela de todos os céus.

Afinal, no seu todo semântico e formal, a obra contém a revisão poética de uma velha história, perpetuada pelas cadeias de transmissão (androcratizadas…) do pensamento único - a de um só povo-escolhido, tutelado pela vontade de um Deus-mutilado, por ausência da Sua face feminina que, só ela, lhe asseguraria uma divina completude.

Ave, Eva

de Odete Boaventura

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898682857
Editor: Mosaico de Palavras
Data de Lançamento: junho de 2017
Idioma: Português
Dimensões: 137 x 219 x 8 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 128
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Poesia
EAN: 9789898682857
Odete Boaventura

Odete Boaventura nasceu a 24 de janeiro de 1952, em Palmeira de Faro, concelho de Esposende, distrito de Braga.
É licenciada em Filologia Românica, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
É diplomada pela antiga Escola do Magistério de Braga. Tem uma Pós Graduação em Teatro em Contextos Educativos, pela Faculdade de Psicologia, da U.P.. Obteve um D.E.A. (Diplôme d’Études Approfondies) e um doutoramento em Psicologia, pela Universidade de Toulouse-le-Mirail, França.
É professora dos 2º e 3º ciclos, de Português e Francês, do Quadro da Escola EB 2,3 de Vila D’ Este, em Vila Nova de Gaia.

Foi professora de Língua Portuguesa e Literatura Infanto-juvenil na antiga Escola do Magistério do Porto (1984/87) e na Escola Superior de Educação do Instituto Piaget, Arcozelo (1990/96).
Lecionou duas cadeiras no curso de Educação de Infância, no Instituto de Estudos da Criança, da Universidade do Minho, (1995/96), como professora convidada .
Integrou a Equipa Pedagógica de Português, do Ensino Básico Mediatizado (1985/95), sendo coautora de videogramas e manuais escolares, no âmbito daquele subsistema de ensino, do Ministério da Educação. Foi coautora de videogramas dirigidos aos professores do EBM e ainda aos professores acompanhantes da Reforma dos Programas de LP, dos 2º e 3ºciclos, do Ensino Básico.

Foi coautora da coleção Leitura/Leituras (2ºciclo), Porto Editora.
Foi coautora de O Essencial para o Básico (LP, 2ºciclo, várias versões) e A Prova, Edições ASA.
Foi coautora dos Projetos Pedagógicos de LP: Nas Asas da Fantasia, Edições ASA; Voando… nas Asas da Fantasia, Edições ASA e Onde Nascem as Palavras (5º e 6º anos), Edições ASA/LEYA.
Foi autora da obra Notas e Vivência(s) de um Projeto Curricular de Turma, no âmbito da coleção práticas pedagógicas, Edições ASA.
Tem estado ligado à Narração Oral e à Expressão Dramática, contando histórias, a crianças de várias idades. Diz Poesia, em contextos diversificados.
Concebeu e dirigiu o musical infantil O Tempo da Vida e a peça de teatro O Circo Trapalhão, apresentados no Auditório Salvador Caetano.

Tem feito parte do 2º Júri do Concurso de Poesia Interescolas de Gaia.

(ver mais)
Um Cibo de Nós

Um Cibo de Nós

10%
Mosaico de Palavras
10,00€ 10% CARTÃO
Aos Outros

Aos Outros

10%
Mosaico de Palavras
10,00€ 10% CARTÃO