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Numa época em que os recursos humanos são generalizadamente considerados como um dos principais factores determinantes da competitividade das organizações, a avaliação do desempenho profissional emerge como um dos problemas mais críticos que os processos de gestão têm de resolver. Trata-se de um problema crítico não porque a avaliação das pessoas seja difícil, pois, como todos podem constatar, o desempenho dos colaboradores é quotidianamente objecto de apreciações pontuais e subjectivas, quer por parte das hierarquias e dos subordinados, quer por parte dos colegas e dos clientes. As dificuldades não estão, por conseguinte, na capacidade para fazer julgamentos sobre o desempenho mas sim nas consequências práticas que a emissão desses julgamentos pode ter sobre o funcionamento e a competitividade das organizações. A emissão dos julgamentos, para ser realmente eficaz, terá de se inserir num processo de validação ou legitimação social que envolva a negociação entre avaliadores e avaliados.
Esta obra visa, fundamentalmente, sistematizar os percursos que a avaliação de desempenho tem seguido através da explicitação das metáforas e dos conceitos teóricos que lhe estão subjacentes, assim como das práticas que a gestão de recursos humanos tem instituído na generalidade das organizações, apresentando-se, igualmente, sugestões e propostas de redireccionamento dos sistemas de avaliação.
Conteúdos:
• Qualidade psicométrica da avaliação de desempenho: fidelidade, validade, praticabilidade e tipos de erros de cotação nos sistemas de avaliação de desempenho.
• Análise dos instrumentos e fontes de avaliação de desempenho: instrumentos de avaliação e fontes de avaliação de desempenho.
• Estudo empírico sobre os sistemas formais de avaliação de desempenho: método e análise dos resultados.
• A metáfora do processador de informação e os processos cognitivos.
• A cognição social e a avaliação de desempenho.
• Efeitos do contexto de interacção social sobre a julgabilidade social: discussão de estudos.
• A contextualização da avaliação de desempenho: modelos teóricos e estudos empíricos.
• Influência do microcontexto de avaliação percebido sobre a percepção da exactidão, satisfação e empenhamento no trabalho dos avaliados.
• A avaliação do desempenho em equipas autogeridas: análise de um caso.
ISBN: | 9789729689703 |
Editor: | Editora RH |
Ano: | 2008 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 170 x 234 x 17 mm |
Páginas: | 400 |
Tipo de produto: | Livro |
Classificação temática: | Livros em Português > Gestão > Recursos Humanos |
EAN: | 9789729689703 |
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Margarida Caldeira
Este livro é fundamental para se compreender os princípios e a estrutura dos modelos de Gestão do Desempenho. Essencial, nos dias que correm, em qualquer organização. Muito interessante!