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Autos das Barcas

de Gil Vicente

editor: Oficina do Livro, junho de 2008

Autos das Barcas

de Gil Vicente

Propriedade Descrição
ISBN: 9789895553877
Editor: Oficina do Livro
Data de Lançamento: junho de 2008
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 215 x 9 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 140
Tipo de produto: Livro
Coleção: Biblioteca Essencial
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Teatro (Obra)
EAN: 9789895553877
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O primeiro grande dramaturgo português

Emanuel

Gil Vicente é intemporal. A maior parte das situações que vemos a passar nas barcas podem ser facilmente observadas ao passear na rua no nosso dia a dia. Foi ótimo rever o Auto da Barca do Inferno e descobrir os outros Autos das Barcas. O impacto perde-se um pouco no Purgatório e na Glória, mas não deixa de ser interessante. É pena a tradução do Auto da Barca da Glória se encontrar em espanhol.

Gil Vicente

Gil Vicente é a figura maior do teatro português e ocupa um lugar fundacional na dramaturgia do sistema interliterário da Península Ibérica, onde ombreia com nomes tão importantes como Juan del Encina ou Lucas Fernández. São muitas as incógnitas referentes à sua biografia. Nasceu provavelmente por volta de 1465, tendo vindo a falecer em data próxima a 1536, ao que tudo indica na cidade de Évora. A atividade dramatúrgica de Gil Vicente foi desenvolvida no âmbito da corte portuguesa, abrangendo os reinados de D. Manuel I e D. João III. Deixou-nos, por conseguinte, uma produção teatral permeada por modelos mentais em trânsito para a modernidade, uma obra empenhada na renovação das formas dramáticas medievais de cunho popular, religioso e cortesão. A Copilaçam de 1562, organizada pelos filhos Luís e Paula Vicente, constitui a primeira edição da obra completa de Gil Vicente, reunindo nela os diferentes géneros que cultivou, tanto de carácter devoto (milagres, mistérios ou moralidades), como de índole profana (comédias, farsas ou tragicomédias). De 1502, data da representação do Monólogo do Vaqueiro ou Auto da Visitação, até 1536, ano da Floresta de Enganos, o dramaturgo português averbou 44 peças, das quais 15 são em língua portuguesa, 11 em castelhano e as restantes 18 em ambos os idiomas.

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