Assim Nasceu Portugal - Volume 3
Os Conquistadores de Lisboa
de Domingos Amaral
Sobre
o LivroIncapaz de vencer Afonso Henriques nos campos de batalha, o seu primo direito e imperador da Hispânia, Afonso VII, lança contra ele uma intriga infame. Nascido com deficiências nas pernas e aleijadinho, Afonso Henriques teria sido trocado à nascença por outro menino. Assim, o verdadeiro filho do conde Henrique e de Dona Teresa não é o usurpador que usa o seu nome, mas talvez um dos filhos de Egas Moniz, que terá inventado um milagre de Nossa Senhora para encobrir a sinistra troca das crianças.
A primeira a conhecer esta tenebrosa malícia é Chamoa Gomes, eterna paixão de Afonso Henriques, que por amor começa a investigar a história, ao mesmo tempo que Egas Moniz e outros notáveis portucalenses a tentam afastar da corte, pois não querem que ela seja a primeira rainha de Portugal.
Ao longo de sete anos, Chamoa Gomes e Lourenço Viegas, o filho mais velho de Egas Moniz e narrador da história, vão tentar descobrir o que passou trinta e tal anos antes, aquando do nascimento de Afonso Henriques e também no dia da morte de seu pai, o conde Henrique.
Enquanto o mistério se adensa, o reino de Portugal cresce no norte e no sul, em lutas permanentes contra os leoneses de Afonso VII e os muçulmanos da Andaluzia. Apesar de falhada uma primeira tentativa de tomar Lisboa aos mouros, Afonso Henriques é reconhecido rei em Zamora, casa com Mafalda de Sabóia e conquista ainda a cidade de Santarém. Mas é só durante o segundo cerco a Lisboa, durante o qual os portucalenses contam com a fundamental ajuda dos cruzados vindos do Norte da Europa, que a vil intriga de Compostela se virá a esclarecer.
uma trilogia maravilhosa que nos leva a factos históricos com romance á mistura e que não conseguimos parar de ler. fico a espera do IV volume já que a nossa historia é longa. Para mim um dos melhores escritores da actualidade
Li a trilogia seguida e é impossível parar de ler. Para quem gosta de factos históricos com uma pitada de romance super aconselho! Sou viciada no estilo de escrita do autor! Numa palavra: EXCELENTE!
ainda nao terminei e tal como os seu antecessores estou a adorar!!!e desejosa de saber como termina
Recomendo a leitura desta triologia que, pelo tema que aborda e a forma como o faz, prende a atenção do leitor desde as primeiras páginas. O autor está de parabéns por mais um livro que não desilude.
Li a triologia Assim Nasceu Portugal, e este pareceu-me ser o melhor de todos! A história de Portugal é romanceada, mas nem por isso deixa de ter alguns factos históricos interessantes, e por vezes menos conhecidos da nossa história. Portugal nasceu à base da força e obstinação de D. Afonso Henriques, e esta triologia mostra como tudo se poderá ter passado! Recomendo vivamente a leitura dos três livros, e de preferência de seguida.
“Excelente romance histórico, na sequência dos 2 anteriores, que nos prende ao livro do principio ao fim. Excelente”
É de facto, tal como nos 2 volumes anteriores, uma descrição notável de uma parte da nossa história. Recomendável a leitura destes 3 volumes.
Tal como nos outros volumes da história, não consegui parar de ler!
Na linha dos dois primeiros volumes tem tudo o que se pretende num romance histórico: informação, contextualização e um enredo agradável com histórias paralelas que tornam a leitura mais apetecível.
Depois de ler os dois primeiros volumes, o volume III é certamente a leitura obrigatória para estas férias.
Excelente! Adorei. Estava ansioso pelo terceiro volume! Venha o próximo.
Excelente conjunto da Obra quando se Lê como um todo, apresenta a Historia como Maestria deve ser lida como um todo para se enter o desfecho.Recomendo Leitura.