As Três Chaves Para a Felicidade
Perdoa-te, agarra as rédeas da tua vida e aprende a gostar de ti
de M.ª J. Alava
Sobre
o Livro«Se nos perguntassem se queremos ser felizes, salvo casos extremos, a maioria de nós responderia afirmativamente, mas, se nos pedissem que identificássemos as três chaves da felicidade, muitos de nós teriam dificuldades para encontrá-las. A experiência como psicóloga demonstrou-me que é impossível alcançar a felicidade se, previamente, não aprendemos a perdoarmo-nos bem» In introdução - Perdoar-nos a nós próprios pelo que fizemos no passado ou por aquilo que deixámos de fazer; - Aprender a gostar e a sermos amigos de nós próprios; - Agarrar as rédeas da nossa vida. Estas são as três chaves para a felicidade, que a psicóloga bestseller María Jesús Álava Reyes, autora de A Inutilidade do Sofrimento com mais de 70 mil exemplares vendidos, nos revela ao longo das páginas deste livro transformador.
Um livro que nos inspira a olhar a vida de frente, com determinação, sem os medos habituais que nos impedem de desfrutar e aprender com cada experiência, com cada vivência, com cada oportunidade que nos surge. Perdoarmo-nos não significa esquecer, mas sim ganharmos alguma paz interior. Aprendermos com os erros do passado, o que fizemos ou deixamos de fazer, e com as experiências mais difíceis, sem perdermos a nossa autoestima. Ao perdoar-nos, reconciliamo-nos connosco e com os outros. Aprendemos a gostar mais de quem somos. A sermos os nossos melhores amigos. Recorrendo a casos reais, a exemplos e exercícios práticos, esta psicóloga espanhola com longa experiência profissional, convida-nos a fazer uma viagem estimulante, onde a primeira e fundamental etapa para atingir a felicidade é esta possibilidade de nos perdoarmos a nós próprios. O perdão permite-nos sermos donos das nossas emoções e perceber que a felicidade não existe sem sensibilidade, sabedoria ou flexibilidade. E, ao sermos donos das nossas emoções saberemos assumir com tranquilidade o comando da nossa vida.
Eu já gostava desta autora, com a leitura deste livro passei a gostar mais. Aborda o tema Perdão de uma forma clara e objectiva e com estudos de caso muito interessantes. Algumas das ideias que ficam da leitura deste livro são: 1. O perdão devolvemos a segurança e a autoestima e torna-nos mais tolerantes perante os desafios da vida. 2. Não se trata de julgar que fizemos ontem, mas a atitude que temos hoje. Super recomendo o livro para quem está a precisar de se perdoar a si mesmo, os outros e a vida.
Gosto muito dos livros da autora porque considero fidedignos, lógicos, científicos e que estimulam o pensamento, no entanto, para livros que considero "técnicos" falta objetividade na apresentação das soluções. Os exemplos fornecidos são em formato histórias (não é o meu formato preferido por se tornarem demorados até se obter uma conclusão). Contudo, na minha opinião é um livro interessante, que mostra uma nova perspectiva para ultrapassar os problemas da vida.
Este livro questiona as opções de vida do leitor e o seu passado: motiva-o a perdoar-se pelos seus erros, funcionando esse perdão como catalisador da mudança. É com base nessa mudança que o leitor construirá uma nova vida.