As Nações Hipócritas
Os segredos incómodos dos países ricos e os mitos que ameaçam a prosperidade global
de Ha-Joon Chang
Sobre
o LivroCom uma sabedoria irreverente, um estilo cativante e um vasto número de exemplos, Ha-Joon Chang apresenta neste livro uma explicação rigorosa e acessível de como as políticas impostas pelos países mais poderosos afetam o nosso dia-a-dia e estão a hipotecar o crescimento económico mundial.
É por isso um livro essencial para compreender as limitações do capitalismo e do comércio livre. Ha-Joon Chang rebate a agenda neoliberal vigente, diz não ao modelo único de crescimento e apresenta políticas alternativas.
Mais: Ha-Joon Chang revela nesta obra alguns factos surpreendentemente originais sobre a globalização. O autor argumenta que, na teoria, os países mais ricos e as instituições globalmente mais importantes, como o FMI e o Banco Mundial, pretendem que todas as nações se tornem sociedades modernas e dinâmicas. Na prática, porém, aqueles que se encontram no cimo estão a «atirar para longe a escada» que eles próprios subiram em direção ao desenvolvimento.
Joseph E. Stiglitz, Prémio Nobel da Economia
Li este livro de Teorias e Práticas do Desenvolvimento com um intuito meramente académico de melhor conhecer as relações entre o terceiro-mundismo, os tigres asiáticos e os países ricos do "Norte Global". Contudo, a escrita de Ha-Joon Chang transportou-me para uma realidade muito mais na primeira pessoa, que através de uma máquina do tempo, nos conta a rápida ascensão económica e de qualidade de vida que ele próprio sentiu...uma mudança estrutural mesmo muito forte e muito rápida! Recomendo a leitura a todos que reconhecem que o uso das disquetes (hoje, na nuvem) foi à "meia dúzia" de anos.