10% de desconto

As Cantigas de Santa Maria de Terena

Milagres portugueses medievais

de Mariana Ramos de Lima

editor: Edições Colibri, março de 2021
VENDA O SEU LIVRO i
As Cantigas de Santa Maria (CSM) são um dos maiores monumentos da cultura medieval europeia. Trata-se de uma gigantesca coleção de canções devocionais em galego-português, num total de 419 cantigas (mais um poema introdutório), louvando a Virgem Maria ou narrando milagres a ela atribuídos. A poesia e música foram compostas ou recolhidas, aproximadamente entre 1264 e 1284, na corte castelhano-leonesa de Afonso III, o Sábio, estabelecida em Sevilha. O quarto santuário mais citado neste conjunto é o de Santa Maria de Terena, resultante de um núcleo de doze cantigas relatando milagres atribuídos a esta Virgem. Terena é uma pequena vila alentejana, localizada perto do Alandroal, destacando-se por ser um dos poucos exemplos de doação régia a uma família nobre, no sul de Portugal, no decorrer do reinado de D. Afonso III.

"Estas CSM são muito mais do que um simples repertório poético-musical medieval (com toda a complexidade que lhe é inerente). Na verdade, estas surgem como um reflexo (filtrado e muitas vezes ornamentado) da sociedade da época, possibilitando, neste caso específico, um adquirir de novas informações acerca da forma como decorriam as relações entre Portugal e Castela durante este período, sobre aspetos históricos e geográficos referentes a Terena e à zona raiana e, por último, permitindo-nos ampliar conhecimentos acerca das práticas musicais da época."
[pág. 132]

As Cantigas de Santa Maria de Terena

Milagres portugueses medievais

de Mariana Ramos de Lima

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896899653
Editor: Edições Colibri
Data de Lançamento: março de 2021
Idioma: Português
Dimensões: 161 x 233 x 18 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 278
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789896899653
Mariana Ramos de Lima

Mariana Ramos de Lima é doutoranda na Universidade de Cambridge e membro do Selwyn College, onde trabalha sob orientação da Professora Doutora Susan Rankin. Em 2018 terminou o seu Mestrado em Musicologia Histórica na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sob orientação do Professor Doutor Manuel Pedro Ferreira. Na sua tese de Mestrado estudou os milagres dedicados a Santa Maria de Terena nas Cantigas de Santa Maria e abordou este tema de acordo com os seus aspetos históricos, políticos e musicais. A autora é igualmente colaboradora no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), sendo membro integrante do Grupo de Estudos em Música Antiga.

(ver mais)
Camilo Epistolar

Camilo Epistolar

10%
Edições Colibri
10,01€ 10% CARTÃO
Pobreza e Caridade em Portugal

Pobreza e Caridade em Portugal

10%
Edições Colibri
16,00€ 10% CARTÃO
portes grátis