10% de desconto

Ao Sabor da Bíblia

de Luís Lavrador

editor: Alêtheia Editores, novembro de 2017
Ao sabor da Bíblia apresentar-se-á ao leitor como um duplo convite: primeiro, a um percurso pela história da comensalidade desde os primeiros tempos até ao início do Cristianismo, e, de seguida, como uma convocação à experiência gastronómica da confeção e degustação de menus onde imperam alimentos, temperos e sabores que marcam o itinerário da história judaica e cristã. Da autoria de Luís Lavrador, docente na Escola de Hotelaria de Coimbra, primeiro chef português a tirar o doutoramento em Portugal e chef da Seleção Portuguesa de Futebol. Ao sabor da Bíblia revive alguns dos banquetes, ceias e bodas retirados dos principais relatos escritos da história humana; os intervenientes, os motivos e os objetivos que levaram à realização destes episódios.

Com base na Bíblia Sagrada, a obra evidencia as marcas diferenciadoras e também a base comum entre as mesas dos judeus e dos cristãos e, antes disso, a vivência da refeição como experiência de paixão e de afeto, de bênção e de punição, isto para mostrar também a sua componente simbólica e espiritual. Nas palavras do autor, citando Eça de Queiroz, depois de um percurso histórico e de contexto mais teórico, Ao Sabor da Bíblia entregará o discurso às caçarolas. Porque o texto bíblico é rico e descreve um grande número de refeições, Luís Lavrador propõe um conjunto de ementas inspiradas nas mais importantes refeições bíblicas, com propostas de ementa para o Natal, para a Páscoa, para um banquete, ou mesmo para um dia de lazer, entre outras.

Os alimentos, os temperos, as formas de confeção propostas são as descritas na Bíblia, naturalmente com um trabalho de reconstituição que respeita o rigor histórico, com o livro sagrado como guia, no caso como guia gastronómico.

Ao Sabor da Bíblia

de Luís Lavrador

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896227906
Editor: Alêtheia Editores
Data de Lançamento: novembro de 2017
Idioma: Português
Dimensões: 209 x 248 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 250
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Gastronomia e Vinhos > Culinária
EAN: 9789896227906
e e e e e

Um delícia de leitura!

Migó Alvito

Uma experiência de leitura que desperta os sentidos para tempos imemoriais. Gostei e recomendo a todos, inclusive aos leitores que ainda resistem à leitura!

e e e e E

Naquele tempo

MLinaMoreira

Esperava algo diferente mas mesmo assim é de muito boa qualidade e utilidade.

e e e e e

Ao sabor do conhecimento

Bruno Figueiredo

Um resultado brilhante quando se junta o conhecimento académico com a experiência do trabalho gastronómico! Um tema muito bem aprofundado, bem fundamentado e apresentado com o seu cunho pessoal! Parabéns ao autor!

e e e e e

Dois livros num

José Cruz

O autor aborda os tempos bíblicos com especial incidência o alimentos que então se consumiam. Para os que queiram tentar saborear os pitéus de então, o autor apresenta um conjunto de receitas que tentam reproduzir os sabores de então com os ingredientes atualmente disponíveis. Boa leitura e bom apetite!

Luís Lavrador

O chef Luís Lavrador é um dos mais conceituados chef’s portugueses. Doutorado em Turismo, Lazer e Cultura pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tem recebido inúmeras distinções e prémios ao longo da sua carreira, entre uma delas o Chefe Cozinheiro do Ano em 2006. Tem vindo a publicar vários livros sobre gastronomia, entre eles Nutriformação - Cursos de Culinária, À Mesa com a Nossa Selecção, Receituário, Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar, etc. Atualmente leciona na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e é o chef oficial da seleção portuguesa de futebol.

(ver mais)
TOP - Tesouros de Origem Portuguesa

TOP - Tesouros de Origem Portuguesa

10%
A Esfera dos Livros
18,90€ 10% CARTÃO
portes grátis
Isto Não É Um Livro de Receitas

Isto Não É Um Livro de Receitas

10%
Vogais
18,79€ 10% CARTÃO
portes grátis