António e Cleopatra Livro
de Adrian Goldsworthy; Tradução: João Bernardo Paiva Boléo
Sobre
o LivroPlano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a História Universal no Ensino Secundário.
Marco António, o homem mais poderoso de Roma, e Cleópatra, a sedutora rainha do Egito, são, sem sombra de dúvida, personagens da maior estória de amor da nossa História. Inspiraram arte, filmes, literatura e o seu dramático romance foi contado e recontado ao longo dos tempos. Juntos viveram num ambiente de luxo e esplendor, lutaram pelo sonho de um império e perderam tudo na mítica batalha de Actium. Passados mais de dois mil anos sobre o seu espetacular suicídio, António e Cleópatra continuam a despertar curiosidade. Adrian Goldsworthy, autor de Os Generais Romanos e César, tendo por base fontes antigas e evidências arqueológicas, conta-nos a verdadeira história destas duas figuras, pensadas no seu tempo e na sua cultura. Este historiador vai atrás dos factos por detrás das lendas e mitos, para nos revelar que António não era afinal um simples soldado, aliás tinha pouca experiência militar, mas sim um homem nascido numa família aristocrata, com grande habilidade política. E Cleópatra, a bela e ambiciosa rainha, não era egípcia, mas sim grega. Falava grego, vestia-se como grega, mas sabia que só uma aliança a Roma a poderia colocar perto do poder. No seu caso seduzindo e tornando-se amante de César, primeiro imperador de Roma, e de Marco
Um dos mais famosos romances e uma das maiores épocas romanas, época que enfreta o casal contra o primeiro imperador romano. Um livro brilhante escrito por um autor brilhante.
através de uma escrita simples é-nos dado a conhecer uma das mais bonitas histórias de amor! Recomendo vivamente!
Júlio César, Cleopatra e Marco António. Os Ptolomeus, a guerra civil, o fim da república romana e a ascensão de César Augusto. Tudo está aqui, através da virtuosa pena de um especialista inglês. A não perder.