Amanhã na Batalha Pensa em Mim Livro
de Javier Marías
Sobre
o LivroVictor Francés, um guionista frustrado, é convidado a jantar em casa de Marta Telez, uma bela mulher casada que mal conhece e cujo marido está em viagem. Sem saber bem o que esperar, Victor apercebe-se, a dada altura, do carácter romântico deste convite… No entanto, antes de consumar o adultério, Marta sente-se mal e cai morta à sua frente. Numa Madrid invernosa e nocturna, Victor foge daquela casa para nunca mais ser o mesmo. Para trás, deixou sozinha uma criança de dois anos, filho de Marta, que dormia num dos quartos. Que fazer com o cadáver? Deverá avisar as autoridades? E a criança? E o marido?
A sua reacção e a infidelidade que não chega a cometer irão consumir-lhe os pensamentos. Javier Marías revela-nos uma narrativa imbrincada acerca das várias questões que a todos nos consomem.
A escrita de Javier Marias continua a hipnotizar os leitores neste seu romance. A morte de uma mulher nos braços do personagem e toda a experiência vivenciada naqueles últimos instantes, a criança que dorme e que é deixada no seu sono profundo... Tudo o que se segue e que acompanhamos com interesse. A presença de Shakespeare...amanhã na batalha pensa em mim...
Javier Marías é, sem dúvida, uma das vozes mais originais da literatura europeia, do nosso tempo. Este romance é a prova disso mesmo. Partindo de um insólito acontecimento que confronta o protagonista com um cenário de morte, o narrador debate-se com um conjunto de interrogações e inquietações o Homem e as suas circunstâncias.
A partir de uma bela citação de Shakespeare, contida no título e glosada, ao longo do romance, a batalha da e pela vida começa a partir de um olhar sobre a morte. As diferentes formas de morte começam por acompanhar o narrador, em digressão pela cidade de Madrid, numa prosa magnífica, em busca de verdadeiros sentidos para a vida. Após uma morte inesperada, na sequência de um primeiro encontro, o narrador revê múltiplas possibilidades de repensar o que lhe aconteceu.