Alcora Livro
O Acordo Secreto do Colonialismo
de Aniceto Afonso e Carlos de Matos Gomes
Sobre
o LivroAlcora - O Acordo Secreto do Colonialismo revela um acordo estratégico formalizado em Outubro de 1970 ao mais alto nível entre Portugal, a África do Sul e a Rodésia, envolvendo os domínios político, económico e militar, com o fito de preservar o poder nas mãos do regime colonial português e dos regimes racistas dos outros dois países, desde logo assegurando a derrota militar das guerrilhas de libertação nacional.
O livro dá a conhecer como as chefias militares sul-africanas, paralelamente ao crescimento da sua ajuda financeira, operacional e logística à guerra, vão ganhando um concomitante poder de opinião e interferência na condução das operações em Angola e Moçambique, opinando até quanto aos aspectos mais imediatos da condução da guerra no terreno e quanto do mérito dos oficiais ou funcionários responsáveis, o que hoje surge, apesar de tudo, como surpreendente, pelo seu carácter inusitado e intrusivo.
Recomendo o livro pois é baseado em pesquisas arquivísticas de fontes primárias e secundárias - sempre importante para melhor aferir a História. Contudo a direcção da análise é demasiado tendenciosa e preconceituosa senão teríamos de concluir que é melhor gastar mais em vez de gastar menos e faz tu o que os outros podem fazer... Só o preconceito justifica vistas tão curtas - complemente esta leitura com "Salazar e Ian Smith O Apoio de Portugal à Rodésia (1964-1968)" de Luís Machado Barroso - em ambos os casos, para trabalhos da autoria de "mikes" a infografia / mapas é extremamente pobre - a rever em futuras reedições.