10% de desconto

ABC da Diabetes

Livro 1

de Duarte Pignatelli e David Carvalho

editor: Europress, abril de 1992
A Diabetes Mellitus é uma doença apaixonante. A mesma paixão que nos anima a compartilhar com os colegas da clínica geral os conhecimentos que dia-a-dia fomos adquirindo nos últimos anos da nossa vida clínica, animou o deus Toth a escrever o denominado Papiro de Ebers, em 1552 a.C., onde descreve remédios para tratar a "sede insaciável" e a "poliúria". E certamente também o médico Araetus da Capadócia, que no século II d.C. fez a primeira descrição mais ou menos completa da doença:
"Estranha doença que ocorre poucas vezes no homem. A carne e os ossos esvaiem-se na urina... Contudo, os fluídos passam pela via habitual através dos rins e da bexiga. Os doentes nunca deixam de beber água, e ela corre sem fim como se o doente se tratasse de um cano aberto. A doença requer algum tempo para se iniciar e desenvolver mas quando estão plenamente desenvolvidos os seus sintomas, o doente não está longe do fim da sua vida. Dissipa-se então todo o organismo e após um período doloroso e miserável, sobrevém a morte rapidamente. À doença foi dado o nome de Diabetes, porque os fluídos não permanecem no corpo mas usam o doente como um sifão".
A mesma paixão de Araetus da Capadócia empolga os investigadores de hoje. Ensaiam o transplante pancreático, a imunoterapia, a pesquisa de novos hipoglicemiantes orais ou a engenharia genética, para tratar e tentar curar a Diabetes.
Que o ABC DA DIABETES seja para vós, tal como o é para nós - paixão, sonho e esperança...

ABC da Diabetes

de Duarte Pignatelli e David Carvalho

Propriedade Descrição
ISBN: 9789725591505
Editor: Europress
Data de Lançamento: abril de 1992
Idioma: Português
Dimensões: 160 x 230 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 208
Tipo de produto: Livro
Coleção: Sobre(o)viver
Classificação temática: Livros em Português > Saúde e Bem-Estar > Vida Saudável
EAN: 9789725591505
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Diabetes

Diabetes

10%
Best Seller
11,66€ 10% CARTÃO
Gerir a Diabetes

Gerir a Diabetes

10%
Gradiva
11,00€ 10% CARTÃO