10% de desconto

A Virtude e o Vicio no Caminho do Homem Perfeito

Texto fundamental de abertura e simplificação da filosofia taoísta

de Zhuang Zi (Chaung Tse)

editor: Largebooks, outubro de 2010
VENDA O SEU LIVRO i
A filosofia taoista de Zhuang Zi respondia essencialmente à questão: «como se deve viver num mundo de caos e sofrimento?» e a sua resposta foi simplesmente : «libertando-se deles.». Os seus escritos falam de liberdade, pois cada homem é o autor do seu próprio sofrimento e só ele se pode libertar. Para Zhuang Zi a liberdade consiste em considerar a pobreza, a morte e o desgosto tão desejáveis quanto a riqueza, a vida e o prazer. Se existir uma ideia que possa resumir os seus ensinamentos ela é a da liberdade individual. O Homem Perfeito representa a verdadeira ponte entre o Céu e a Terra, ele é o símbolo da completa liberdade, porque é Uno com o Universo, movendo-se através deste.

«As nossas palavras voam como flechas, como se soubéssemos o que é certo ou errado. Agarramo-nos teimosamente ao nosso próprio ponto de vista, como se tudo dependesse dele. E, todavia, as nossas opiniões não têm qualquer sentido de permanência: elas são semelhantes ao Outono e ao Inverno, gradualmente passam.»

«Se observarmos todas as coisas à luz do cosmos celestial e não nos importarmos com outras opiniões, poderemos viver tranquilamente os nossos anos. Que quero eu dizer com ver as coisas à luz do cosmos celestial? Assume e aceita o certo e o errado, o ser e o não-ser. Se o certo é efectivamente o certo, não há necessidade de discussão sobre o quanto é diferente do errado. Se o ser é realmente o ser, não haverá necessidade de discussão sobre o quanto é diferente do não-ser. Esquece o tempo, esquece a distinção. Goza o infinito e repousa nele.»

A Virtude e o Vicio no Caminho do Homem Perfeito

Texto fundamental de abertura e simplificação da filosofia taoísta

de Zhuang Zi (Chaung Tse)

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898415035
Editor: Largebooks
Data de Lançamento: outubro de 2010
Idioma: Português
Dimensões: 140 x 209 x 7 mm
Páginas: 112
Tipo de produto: Livro
Coleção: Da Natureza
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Filosofia
EAN: 9789898415035
Zhuang Zi (Chaung Tse)

Zhuang Zi viveu no séc. IV a.C., durante a última época dos Zhou, no tempo muito conturbado dos Reinos Combatentes, e foi contemporâneo de Confúcio e de Mêncio. Levava uma vida frugal, ocupando um cargo administrativo subalterno e recusou mesmo um lugar de ministro a fim de conservar a sua liberdade interior. Através das suas parábolas, nunca sabemos onde está o elogio ou onde reside o ridículo, pois são formadas por uma ironia inteligente, contudo, são de uma linguagem aberta e simples, bem diferente do seu mestre Lao Zi, cujos textos são mais enigmáticos e minimalistas. Enquanto os outros pensadores estavam sobretudo preocupados com a arte de governar e com regras de conduta, Zhuang Zi defendia a tolerância em relação a todas as normas e valores.

(ver mais)
Ideia do Tao Te King

Ideia do Tao Te King

10%
Largebooks
7,00€ 10% CARTÃO
O Santo Decreto

O Santo Decreto

10%
Largebooks
10,00€ 10% CARTÃO