10% de desconto
Livro eBook
editor: Oficina do Livro, abril de 2018
15,00€
10% DE DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
VENDA O SEU LIVRO
Miguel Mealha Estrada trabalhava num projeto de saúde mental em escolas do norte de Londres quando conheceu Lisa e Peter: uma mãe depressiva, com duas tentativas de suicídio, e o filho à mercê das circunstâncias. A história, ficou-lhe na memória e marcou-o profundamente. Neste livro, recorda este momento da sua vida para nos ensinar a valor da esperança, a importância da compreensão e o poder do amor.

Alguns anos mais tarde, senta-se com António Coimbra de Matos, seu mestre na psicanálise, refazendo novamente o seu caminho com Lisa e Peter.

Dois psicanalistas de duas gerações distantes falam sobre saúde mental, depressão, suicídio, família e amigos, escola e trabalho, sociedade e serviços de saúde mental.
E de tudo o que já foi feito e do tanto que ainda há (haverá) sempre por fazer.

A Vida é um Sopro

de Miguel Mealha Estrada e António Coimbra de Matos

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897419119
Editor: Oficina do Livro
Data de Lançamento: abril de 2018
Idioma: Português
Dimensões: 158 x 236 x 14 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 208
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Psicologia
EAN: 9789897419119

Brilhante

Tânia Augusto

Este foi um dos livros que desejei que fosse interminável. Miguel Estrada traz um olhar sobre a saúde mental, reflexivo e questionador, juntando depois o extraordinário António Coimbra de Matos, para analisar um antigo caso de Miguel Estrada, onde se falou sobre Lisa e Peter, mãe e filho, que tocou particularmente Miguel. Toda a escrita é envolvente, difícil é largar este livro depois de começar a ler. Super recomendo, é uma leitura viciante, inteligente e extraordinária.

Duas gerações de psicanalistas

Ana Gonçalves

Um livro, um caso. Duas gerações de psicanalistas refletem sobre saúde mental e obrigam-nos a fazer as nossas próprias reflexões. Depois de abordarem temas intrincados como a depressão, família, suicídio, sobra o amor; sobra sempre a importância do amor, como Coimbra de Matos sempre fez questão de sublinhar. Um livro muito interessante, mesmo para quem nunca morreu de amores pela Psicanálise.

Indispensável

Carlos Alberto Rodrigues

Comprei este livro recentemente após o falecimento do Prof. Doutor António Coimbra de Matos. É sem dúvida uma referência da saúde mental que irá ficar para a História da Medicina e da Psicanálise. No entanto a matriz da história deste livro é escrita pelo Dr. Miguel Estrada. Pouco conhecia dele, mas após ler o livro fiquei com a sensação porque Coimbra de Matos escreve um livro com ele. A inteligência, a audácia da revolta contra as injustiças que ele mete em prática, o modo como reflecte, defende e se entrega aos seus pacientes é de facto notório. A sabedoria que nos transmite é transporta com humildade, mas também com com um sentido de acção e inovação (e de que é um ser humano tanto igual aos outros, com as suas falhas humanas). Achei curioso que no debate entre ambos, discordam bastante um do outro, mas terminam por dizer as mesmas coisas com diferentes palavras. Noto no Miguel Estrada uma revolta contra a psicanálise feita por chavões e por conceitos ultrapassados. Como se já não acreditasse nas teorias padrão, que a ciência ultrapassou. Independentemente de tudo, achei (pelo que li) que é um terapeuta nato, que se entrega às pessoas e sem dúvida sabe do que fala. Acho que este livro é uma contribuição indispensável ao "como estar" na psicoterapia, na medicina, na vida. A empatia com que ambos compreendem o ser humano mais vulnerável (e o tentam ajudar) é de facto admirável. Ambos os autores demonstram uma entrega à sua profissão e uma inteligência admirável. Recomendo.

Fácil compreensão

I. Rocha

Um livro com linguagem simples e ao alcance de qualquer pessoa que se interesse pelos assuntos tratados. Recomenda-se

Fascinante

Maria João Guerreiro

História fascinante, real, leitura cheia de informação cheia de sentido, inteligência e empatia fora do normal. Conheço o colega e o que se passa ali, é mesmo a pessoa que é, um Príncipe num reino de crianças. Fiquei muito tocada e orgulhosa de o conhecer. Recomendo.

Maravilhoso!

Ana Caeiro

Já há muito tempo que não me apaixonava assim por um livro. A partir do momento em que peguei nele não o consegui largar. Uma escrita bonita, emocionante e emocionada, que nos embala no fio da história de uma mãe e de um filho. Aconselho vivamente!

Bom livro

Beatriz Cardoso

Boa leitura, abre espaço de reflexão a temas atuais, do âmbito da psicologia e não só. Escrita simples com ligeiros comentários científicos, mas de fácil interpretação. História principal coesa, relevante e facilmente relacionável com o quotidiano. Poderá desmitificar o processo da psicoterapia e o papel do psicólogo. Aconselho.

Recomendo

Filipa Duarte

Leitura fluente e ininterrupta! Ser humano e profissional de louvar.

A vida é um sopro

Joana Medeiros

Um livro que vale a pena ler. muito interessante.

Dos melhores livros que já li nos últimos anos.

Raquel Feldas de Sousa

Honestamente não estava à espera. Esperava um livro centrado em bases teóricas e com palavras científicas. Em vez disso deparei-me com um livro muito bem escrito, com uma sabedoria e sensibilidade enorme. Reli dois ou três capítulos pois um novo saber e uma nova informação é sempre transposta. Dá muito que pensar este livro. Repleto de informação para leigos e escrito de uma forma poética. Por vezes assustadoramente real, mas com uma inteligência fabulosa. Capítulos apaixonantes que me levaram a uma ou outra lágrima no olho, tanto pela tristeza como na esperança. Escrito por duas pessoas que se dedicam de coração à "Causa Humana". Qual o sentido das nossas vidas? Parece-me agora bem claro. Sem dúvida dos melhores livros que já li nos últimos anos. Obrigado!