A Vida e a Obra do Marquês de Pombal

O Homem e o Estadista

de José Barata

editor: Verso de Kapa
Marquês de Pombal, título nobiliárquico de Sebastião José de Carvalho e Melo, representa, passados mais de dois séculos sobre a sua morte, uma das personalidades históricas nacionais mais controversas. O percurso pessoal e político do Marquês de Pombal assume contornos invulgares, que o diferenciam de outras figuras igualmente célebres na História de Portugal. Um homem sem qualquer estatuto social e político acaba por alcançar um protagonismo de rara dimensão, chegando mesmo a eclipsar a própria figura do rei.

A sua ascensão fulgurante, aliada a um desempenho político que teve tanto de inovador como de cruel, confere à figura de Pombal uma dimensão mítica, que é em grande parte responsável pelas apreciações desencontradas que a sua personalidade suscita. Este livro pretende assim oferecer uma leitura objetiva do Marquês de Pombal, enquanto protagonista de um tempo peculiar da História portuguesa, e ir para além do mito que esconde, em certa medida, a perceção plena da sua pessoa.

A Vida e a Obra do Marquês de Pombal

O Homem e o Estadista

de José Barata

ISBN: 9789898816207
Editor: Verso de Kapa
Idioma: Português
Dimensões: 158 x 229 x 13 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 160
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Biografias
EAN: 9789898816207
e e e e e

Marquês de Pombal

F. Saraiva

Livro de fácil leitura, com detalhes mas sem ser "maçudo", fala da parte da vida que mais sobressaiu do Marquês de Pombal.

e e e e E

Grande.

TeresaMilhano

Com uma leitura agradável ficam os principais feitos de um homem, que fez tanto, mas de bom e mau... A salientar o que fez, cabe a cada um de nós, se o bom justifica e esquece o mal...?

e e e e E

Grande

TeresaMilhano

Leitura agradável, informação precisa. Tanto feito magistoso como deplorável este Marquês

e e e e e

Muito bom

Patrícia Magalhães

Uma biografia do Marquês de Pombal, bastante completa e fácil de ler. Dá-nos a conhecer a sua personalidade e certos aspectos da sua vida que nos são desconhecidos. Recomendo.

e e e e E

A Ascensão, a Governação e a Queda do Marquês de Pombal

Vicente Pereira da Costa (Prof. de História A, História da Cultura e das Artes e Cidadania)

O livro é mais uma Biografia sobre a história do célebre Marquês de Pombal. O autor trança-nos o percurso diplomático e político de Sebastião José de Carvalho e Melo, até ao seu afastamento quando da morte do rei D. José I. Ao nível diplomático, o autor destaca as difíceis negociações na Inglaterra para inverter os tratados comerciais entre a Inglaterra e Portugal, habitualmente com vantagens claras para a Inglaterra. Seguidamente acompanhamos a missão de Carvalho e Melo como mediador dos conflitos entre a Áustria e a Santa Sé. Ao nível político o autor apresenta a gradual influência de Sebastião José de Carvalho e Melo como Ministro do Rei D. José I, dando ênfase às suas capacidades para lidar com as dificuldades do país durante e após o terramoto de 1755. O autor enquadra no chamado "despotismo iluminado" a actuação económica e social de Carvalho e Melo, referindo o prestígio e a compensação pelos serviços prestados ao receber o título de Conde de Oeiras (1759) e de Marquês de Pombal (1769). O livro apresenta detalhes sobre as Companhias Monopolistas e também sobre as medidas de regulação sobre os vários sectores da sociedade portuguesa, sendo de destacar o célebre processo contra os Aveiro e os Távora. O autor leva o leitor a refletir se D. José I terá sido um dos cérebros ou se foi uma simples marioneta nos interesses de Carvalho e Melo. O livro finaliza com o afastamento político do Marquês de Pombal, que coincide com a morte do rei D. José I. Boas Leituras!!!

e e e e e

Histórico

Vitor Manuel Pires

um excelente livro sobre uma personagem extremamente importante na história de portugal

e e e e E

Marquês de Pombal

João Ribeiro

Bom livro, de fácil e acessível leitura, com diversos factos interessantes sobre a vida de Marquês de Pombal, recomendo vivamente.

e e e e e

Curiosidades do Marquês

Ana Lobo

Livro que muito bem escrito que me deu a conhecer alguns aspectos que desconhecia da personalidade do Marquês de Pombal principalmente como foi o início da sua carreira política. Vale a pena ler e é fácil de ler.

José Barata

Nasceu em Pampilhosa da Serra, em 1956. Licenciou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, em 1981. Especialista de Medicina Interna desde 1991. É diretor do Serviço de Medicina do Hospital Vila Franca de Xira e Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Ciências Médicas. Dedica-se à investigação na área da história e da genealogia, tendo especial interesse pela história da medicina portuguesa. Escreveu os livros: As doenças e as mortes dos reis e rainhas na Dinastia de Bragança, A vida na Corte Portuguesa, A Vida e a Obra do Marquês de Pombal e A vida e a obra do Padre António Vieira.

(ver mais)
Verso de Kapa
16,50€ 10% CARTÃO
portes grátis