A Vida e a Obra do Padre António Vieira Livro
de José Barata
Sobre
o LivroPadre António Vieira, o mais famoso dos jesuítas portugueses, conhecido especialmente pelos seus sermões, representa o maior expoente da eloquência sacra nacional da época barroca. É uma figura intemporal da qual emana uma mensagem de nacionalismo redentor, por vezes, controversa, mas sempre genuína, orientada para a afirmação de Portugal como nação. Numa sociedade seiscentista fechada e obscura, António Vieira foi um obreiro lúcido do futuro, mostrando uma visão universalista e ecuménica dos conflitos sociais e religiosos do seu tempo, assumindo-se como um defensor dos valores da inclusão e do respeito pelas diferenças religiosas e pelas identidades culturais. Este livro pretende, assim, oferecer um retrato objetivo desta incontornável personagem, onde o pensador, o jesuíta, o evangelizador, o escritor, o conselheiro político e o profeta se misturam e se diferenciam, numa constante inquietação que tem sempre como horizonte a emancipação de um povo e exaltação de uma pátria.
Esta pequena biografia pode servir como “aperitivo” para explorar obras de maior fôlego sobre esta figura ímpar da cultura portuguesa. Depois de lidas estas cento e poucas páginas, fica a admiração por alguém com uma personalidade complexa, cuja longa vida foi pontuada por altos e baixos, sucessos e reveses.
Gostei muito do livro e não estava à espera da pessoa que me foi dada a conhecer sempre pensei no Padre António Vieira como um homem bom e erudito e um visionário. Recomendo a leitura.