A Tradição da Contestação

Resistência Estudantil em Coimbra no Marcelismo

de Miguel Cardina
Editor: Angelus Novus, abril de 2008 ‧
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
Venda o seu livro
Decorridas mais de três décadas sobre a queda do Estado Novo, as lutas estudantis travadas contra o regime de Salazar e Marcelo Caetano continuam a dispor de um lugar relevante na memória colectiva. Partindo do caso concreto de Coimbra, A Tradição da Contestação aborda a dissidência política e cultural que atravessa as universidades entre 1956 e 1974, focalizando a análise no período marcelista. Durante estes anos, um vasto processo de politização acentua-se nas práticas e nos discursos estudantis, contribuindo de forma decisiva para a quebra de legitimidade que a ditadura experimenta no seu troço final.

«Miguel Cardina observa um período do movimento estudantil que tem permanecido encoberto pela memória mais divulgada da 'crise académica' de 1969. E fá-lo num trabalho pioneiro, com uma atenção e um rigor absolutamente exemplares».
Rui Bebiano

A Tradição da Contestação

Resistência Estudantil em Coimbra no Marcelismo

de Miguel Cardina

Propriedade Descrição
ISBN: 9789728827366
Editor: Angelus Novus
Data de Lançamento: abril de 2008
Idioma: Português
Dimensões: 153 x 234 x 19 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 258
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Sociologia
Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789728827366

A MEMÒRIA

Luis Jorge

Muito interessante que quem não viveu nem participou dê aos que viveram e participaram e se perderam nestes "combates gloriosos" uma visão do hoje. Rigor nas fontes e nos factos. Muito bom para quem não se quer esquecer.

SOBRE O AUTOR

Miguel Cardina

Miguel Cardina é investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Coordenou o projeto de investigação «CROME – Crossed Memories, Politics of Silence. The Colonial-Liberation Wars in Postcolonial Times», financiado pelo ERC (European Research Council). É autor ou coautor de vários livros, capítulos e artigos sobre colonialismo, anticolonialismo e guerra colonial; história das ideologias políticas nas décadas de 1960 e 1970; e dinâmicas entre história e memória.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU