Wook.pt - A Serpente Cósmica, o ADN e a Origem do Saber

de Jeremy Narby

avaliação dos leitores ( 2 comentários)
16,66€
10%
Portes
Grátis
em stock
10% de desconto em CARTÃO
Em stock - Envio imediato
portes grátis
Sinopse

"A primeira vez que um Ashaninca me disse que as propriedades medicinais das plantas se aprendiam ingerindo um preparado alucinogénico, pensei que estava a brincar".

Ao estudar a ecologia de um povo indígena da Amazónia peruana, o antropólogo Jeremy Narby vê-se confrontado com um enigma: os índios, cujos conhecimentos botânicos espantam os cientistas, explicam-lhe invariavelmente que o seu saber provém das alucinações induzidas por certas plantas. Mau grado o seu cepticismo inicial, Narby envolve-se numa investigação multidisciplinar estendendo-se ao longo de dez anos, da floresta amazónica às bibliotecas europeias, no decurso da qual se vem a convencer da veracidade literal das afirmações dos índios: uma consciência preparada por drogas pode de facto receber conhecimento exacto. A chave do enigma, segunda a ousada hipótese proposta por Narby, encontra-se no ADN, a molécula da vida presente em cada célula de cada ser vivo.

Ilustrado e rigorosamente documentado, A Serpente Cósmica, o ADN e as Origens do Saber revela novas e fascinantes perspectivas sobre áreas tão diversas como a biologia molecular, a antropologia, o evolucionismo, os estados alterados de consciência, os direitos dos povos indígenas e a mitologia - enquanto expõe cruamente os limites do racionalismo.

Críticas de imprensa

"Uma surpresa esta obra de Jeremy Narby, um homem da ciência, numa viagem pelo desconhecido, 'enfeitiçado' pelo seu contacto directo com as origens do saber dos Ashaninca, atingindo assim os limites da ciência.
Para desenvolver o seu doutoramento em Antropologia, o autor viveu com os índios Ashaninca, na Amamzónia peruana, durante dois anos, tendo experienciado com eles algumas facetas desconhecidas deste mundo do qual podemos dizer que conhecemos, afinal, tão pouco. Nomeadamente o facto do seu saber empírico, atestado pela ciência, provir de alucinações induzidas por certas plantas alucinogénicas, como por ex. o ayahuasca.
Ao tentar não se deixar enganar, durante a sua estadia, pelas histórias fantásticas e pelo xamanismo reinante, nos quais estava já pré-condicionado a não acreditar, leva-nos a pensar que, afinal, os enganos poderão advir de outros quadrantes...
Investigando posteriormente a esta estadia as mais variadas áreas do saber, da Botânica à Neurologia, passando pela Biofotónica, pela Biologia, pela Genética, pela História e pela sua 'Antropologia', Jeremy Narby consegue levar o leitor a sentir a pertinência das suas hipóteses, num mundo ainda tão avesso a experimentalismos.
Arriscando o seu estatuto no seio da comunidade académica, como outros já tinham feito antes dele, leva-nos a estágios superiores de tentativa de conhecimento deste mundo onde vivemos, percorrendo connosco um caminho que se percebe, no final, tão claro.
'Porque levaste tanto tempo?' (...a chegar à conclusão que todas as coisas que eu tinha dito eram verdade?) - pergunta anos mais tarde o tabaquero-ayahuesquero experiente da tribo Ashaninca, ao autor...
Sim, parece-me que muito mais tempo ainda vamos levar..."
Novos Livros (novoslivros.online.pt), Dez. 2004

Eis, portanto, pessoas sem microscópios electrónicos nem formação em bioquímica que escolhem as folhas de um arbusto entre as cerca de oitenta mil espécies amazónicas de plantas superiores, contendo uma hormona cerebral precisa, que combinam com uma substância que bloqueia a acção de uma enzima precisa do aparelho digestivo, encontrada numa liana, a fim de modificar deliberadamente o seu estado de consciência.
É como se conhecessem as propriedades moleculares das plantas e a arte de as combinar.
E quando lhes perguntamos como têm conhecimento destas coisas, respondem que o seu saber provém directamente das plantas alucinogénicas.
(...)
A antropologia começou assim a tomar consciência de que o seu próprio olhar é uma ferramenta de domínio e que ela não apenas nascera no colonialismo, como continuava a servir a causa colonial através da sua prática. Aquilo a que se chamou a "linguagem neutra e supra-cultural do observador" era na realidade um discurso colonial e uma forma de domínio.
A solução, para a disciplina, consistiu em aceitar que ela não era uma ciência, mas sim uma forma de interpretação. O próprio Lévi-Strauss acabou por dizê-lo: "As ciências humanas só são ciências por via de uma lisonjeira impostura. Elas esbarram contra um limite insuperável, porque as realidades que aspiram conhecer são da mesma ordem de complexidade que os meios intelectuais que disponibilizam. Por esta razão, elas são e sempre serão incapazes de dominar o seu objecto de estudo".
(...)
Contudo, mesmo se decidíssemos abandonar o conceito de "xamanismo", como se fez há trinta anos com a noção de "totetismo", não conseguiríamos sair do impasse, porque o problema, a meu ver, não se situa ao nível da palavra, mas sim no olhar daqueles que a utilizam: a análise académica do xamanismo será sempre o estudo racional do irracional, isto é, um contra-senso ou um beco sem saída.
(...)
-Tio, o que são aquelas enormes cobras que vemos ao beber ayahuasca?
-Da próxima vez traz a tua máquina e tira-lhes uma fotografia. Assim, depois poderás analisá-las trabquilamente.
Pareceu-me uma boa piada, mas mesmo assim retorqui, rindo, que não pensava que as visões aparecessem na película. "Sim, apareceriam, por terem cores tão vivas" - e, dito isto, levantou-se e recomeçou a caminhada.
(...)
Na realidade, o mundo científico, industrial e político acabava de despertar para o potencial económico dos genes das plantas tropicais. De facto, a biotecnologia desenvolvida no decurso dos anos 80 abria novas possibilidades à exploração dos recursos naturais. A biodiversidade das florestas tropicais representava subitamente uma fonte fabulosa de riquezas inexploradas. Mas sem o saber botânico dos povos indígenas, os biotécnicos ver-se-iam reduzidos a testar cegamente as propriedades medicinais das cerca de 250.000 espécies de plantas do planeta.
(...)
Foi no Rio que me apercebi da profundeza do dilema colocado pelo saber alucinatório indígena. Por um lado, os seus resultados são confirmados empiricamente e utilizados pela indústria farmacêutica; por outro, a sua origem não pode sequer discutir-se cientificamente porque contradiz os axiomas do conhecimento ocidental.
(...)
Escrevi nas minhas notas: "Estes deuses patriarcais e exclusivamente masculinos são incompletos no que respeita à natureza. O ADN, tal como a serpente cósmica, não é nem masculino nem feminino - mesmo que as suas criaturas sejam um, outro, ou ambos. Gaia, a deusa grega da Terra, é tão incompleta quanto Zeus; como ele, resulta do olhar que separa antes de pensar e que é incapaz de captar a natureza andrógina e dupla do princípio vital".
(...)
Tal como as serpentes mitológicas, o ADN é um mestre de transformação: as instruções contidas no ADN são responsáveis pelo ar que respiramos, a paisagem que vemos e a espantosa diversidade dos seres vivos da qual fazemos parte. Em quatro mil milhões de anos, o ADN desmultiplicou-se num número incalculável de espécies diferentes, enquanto permanecia rigorosamente o mesmo.
(...)
No decurso das semanas anteriores, eu começara a considerar que a perspectiva dos biólogos era conciliável com a dos ayahuasqueros, e que ambas podiam ser verdadeiras ao mesmo tempo. Segundo a imagem estereoscópica que via ao desfocalizar-me deste modo, o ADN era uma tecnologia orgânica cuja hiper-sofisticação ultrapassava sem dúvida o nosso entendimento actual, desenvolvida algures fora da Terra, que transformara radicalmente aquando da sua chegada aqui há quatro mil milhões de anos.
(...)
É certo que o trabalho do xamã deve ser remunerado mas, por definição, o sagrado em si, não está à venda; a utilização deste saber com o objectivo de acumular poder pessoal é a própria definição da magia negra. Num mundo onde tudo se compra e onde até mesmo as sequências genéticas são consideradas propriedade privada susceptível de ser comercializada para benefício pessoal, este conceito não será decerto muito fácil de negociar.
(...)
E perguntei-me: como podia a biologia pressupor que o ADN não era consciente, se nem sequer compreendia o funcionamento do cérebro humano, a sede da nossa consciência, ela própria elaborada a partir de instruções contidas no ADN? Como podia a natureza não ser consciente se a nossa própria consciência é fruto da natureza?

(...)
-Tio, o que são aquelas enormes cobras que vemos ao beber ayahuasca?

• A Serpente Cósmica, o ADN e a Origem do Saber
    carla | 21-12-2015

Livro que cruza o misticismo das medicinas sagradas com a antropologia de uma forma muito humana, tornando a vivência muito interessante e a viagem muito vivida.

• Um bom livro
    João Franco | 20-10-2014

Muito interessante, analisando de um ponto de vista diferente a sabedoria dos xamãs e a sua relação com o ADN.

A Serpente Cósmica, o ADN e a Origem do Saber
ISBN: 9789729360190Edição ou reimpressão: Editor: Via OptimaIdioma: PortuguêsDimensões: 126 x 209 x 18 mmEncardenação: Capa molePáginas: 224Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Antropologia
X
Coloque aqui o seu comentário

a sua avaliação:
X
Obrigado pela sua contribuição!

O seu comentário foi enviado para validação.

Nota:
A WOOK reserva-se ao direito de não validar textos que não se foquem na análise do conteúdo do livro ou produto. Caso pretenda colocar alguma questão sobre o artigo deverá fazê-lo através do Centro de Contacto.
imagem

Promoção válida para o dia 24-08-2016

Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.

recomendar

A Serpente Cósmica, o ADN e a Origem do Saber de Jeremy Narby

Para recomendar esta obra a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este titulo:

Se pretende enviar esta recomendação para mais de um endereço de e-mail, separe na caixa anterior os endereços com ",". Ex: abc@abc.pt,xyz@xyz.pt

X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
Ocorreu um erro a obter a informação! Por favor tente mais tarde.
X
alerta de artigo novamente disponível

De momento, este produto não se encontra disponível no fornecedor. Caso o mesmo volte a ficar disponível, poderemos notifica-lo, bastando para tal que nos indique o seu endereço de email.

X
O seu pedido foi registado com sucesso.

Caso este produto fique disponível, será alertado por email

wook deve saber

Este eBook pode ser lido em qualquer dispositivo com browser, sem necessidade de fazer o download de qualquer software ou de possuir qualquer tipo de equipamento específico de leitura.
Após a compra, o eBook é disponibilizado de imediato na sua Biblioteca Wook, onde poderá ler e organizar todos os seus eBooks e à qual poderá aceder a partir do site WOOK ou da nossa aplicação (APP).
A versão web da Biblioteca Wook está otimizada para as versões mais recentes dos browsers Google Chrome, Internet Explorer, Safari, Firefox e Edge.

Para otimizar o acesso à sua Biblioteca Wook e ter acesso à opção de leitura em modo offline (sem ligação à internet) deverá instalar a nossa APP de leitura:

wook deve saber

Este eBook está encriptado com DRM (Digital rights management) da Adobe e é aberto na aplicação de leitura Adobe Digital Editions (ADE) ou em outras aplicações compatíveis.
Após a compra, o eBook é de imediato disponibilizado na sua área de cliente para efetuar o download.

Para ler este eBook num computador instale a aplicação Adobe Digital Editions.
Antes de instalar o Adobe Digital Editions, veja aqui o vídeo de ajuda:

Para ler este eBook em tablet e smartphone instale a aplicação Adobe Digital Editions para IOS ou Android.

wook deve saber

O PDF é um formato de arquivo digital desenvolvido pela Adobe e que disponibiliza uma imagem estática das páginas do livro e, independentemente do dispositivo de leitura, não redimensiona o texto ao tamanho do ecrã do dispositivo.

wook deve saber

O ePUB é um formato que proporciona uma excelente experiência de leitura dado que permite o redimensionamento do texto ao ecrã do dispositivo de leitura, aumentar ou diminuir o tamanho do texto, alterar o tipo de fonte, entre outras funcionalidades

subscrever newsletters

Estimado(a) subscritor(a), de seguida irá receber, no endereço de email , uma mensagem com mais informações sobre esta subscrição.
Obrigado.

X
não encontrou wook procura?

Nós procuramos por si!

A sua identificação:

A identificação do livro que procura:

O seu pedido foi enviado com sucesso!
X
envie esta lista aos seus amigos

lista de desejos

A identificação da pessoa a quem quer enviar esta lista:

X
A sua lista de compras foi enviada com sucesso para .
X
selecione o livro adotado:
wook deve saber

Oferta de portes, ou devolução do valor em cartão, para Portugal continental em CTT Expresso Clássico ou Rede Pickup. 30% de desconto, ou devolução em cartão, nos envios para as ilhas dos Açores e Madeira, em CTT Expresso Clássico. Tipos de envio disponíveis para encomendas até 10 kg.

Promoção válida para encomendas de livros não escolares registadas até 31/12/2016. Descontos ou vantagens não acumuláveis com outras promoções.

wook deve saber

A devolução do valor dos portes de envio, em cartão Wookmais, será efetuada 18 dias após a faturação. Oferta válida para uma encomenda com entrega em Portugal.

X
a sua lista de desejos encontra-se vazia

Adicione à sua lista de desejos todos os produtos que deseja comprar mais tarde, envie-a aos seus amigos antes do seu aniversário, Natal ou outras datas especiais - quem sabe se eles o surpreendem!

Seja informado sobre promoções destes produtos

Ocorreu um erro

Por favor tente novamente mais tarde.

X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados

Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.

EM STOCK – ENVIO IMEDIATO
Se a sua encomenda for constituída apenas por produtos com esta disponibilidade e for paga até às 16 horas de um dia útil, será processada de imediato e enviada para o correio no próprio dia. Encomendas pagas após as 16 horas passarão para o processamento do dia útil seguinte. Esta disponibilidade apenas é garantida para uma unidade de cada produto e até 15 minutos após o registo da encomenda.

ENVIO ATÉ X DIAS
Esta disponibilidade indica que o produto não se encontra em stock e que demorará x dias a chegar do fornecedor. Estes produtos, especialmente as edições mais antigas, estão sujeitos à confirmação de preço e disponibilidade de stock no fornecedor.

PRÉLANÇAMENTO
Os produtos com esta disponibilidade só serão enviados na data indicada. Normalmente são entregues no data de lançamento.

DISPONIBILIDADE IMEDIATA
Tipo de disponibilidade associada aos eBooks, que são disponibilizados de imediato, após o pagamento da encomenda, na sua biblioteca.

Para calcular o tempo de entrega de uma encomenda deverá somar à disponibilidade mais elevada dos artigos que está a encomendar o tempo de entrega associado ao tipo de envio escolhido.