A Sala de Aula

de Maria Filomena Mónica
Livro eBook
Editor: Fundação Francisco Manuel dos Santos, março de 2014 ‧
Mantendo-se tudo como está, as escolas dos pobres serão inevitavelmente guetos de onde é difícil sair e as dos ricos aquários onde os meninos só vêem uma parte do mundo. Continuo a acreditar que, se as escolas públicas forem boas, os filhos dos pobres poderão, até certo ponto, sair do círculo de miséria em que estão encerrados. Sem ceder a «facilitismos», um termo que nasceu com a democracia.

A Sala de Aula

de Maria Filomena Mónica

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898662378
Editor: Fundação Francisco Manuel dos Santos
Data de Lançamento: março de 2014
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 233 x 18 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 316
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Outros
EAN: 9789898662378

sala de aula

Mª Margarida Barroso

Penso que é feito um retrato bastante fiel do que se passa actualmente numa sala de aula. Acrescento que a autora a certa altura refere que não sabe se é assim noutras escolas, pois digo-lhe que é muito próximo apresentando as "nuances" da região, mais ou menos rural. Sou talvez mais optimista e acredito que se pode mudar este estado lastimável de coisas. É preciso que a politica não seja o alicerce da mudança, é necessário que as pessoas se consciencializem que neste momento as crianças/ jovens têm que ter obrigações e não podem alegremente ser tratados como "dementes", têm que ser responsabilizados e perceber que os seus actos têm consequências não à la longue, mas no momento de que eles tanto gostam! Espero que a divulgação seja bastante abrangente e que os pais e professores se unam e percebam que deles depende muito da formação destes nossos jovens,os adultos de amanhã!

SOBRE O AUTOR

Maria Filomena Mónica

Maria Filomena Mónica nasceu em Lisboa em 1943. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Lisboa em 1969. Doutorou-se em Sociologia pela Universidade de Oxford em 1978. A par da carreira e das atividades académicas, colaborou regularmente nos meios de comunicação social. Escreveu mais de duas dezenas de livros. Os mais recentes são Eça de Queirós (2001) (traduzido na Grã-Bretanha e nos EUA em 2006), D. Pedro V (2005), Bilhete de Identidade (2005), Cesário Verde (2007), Fontes Pereira de Melo (2009), Os Cantos (2010), A Morte (2011), A Minha Europa (2015), Os Pobres (2016), Os Ricos (2018), Nunca Dancei num Coreto (2018), O Olhar do Outro (2020), O Meu País (2020), Uma Estranha Amizade: Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão (2021), Duas Mulheres (2022), Os Livros da Minha Vida (2023), O Político e o Cientista: Sócrates e Boaventura (2023) e Viagem de Inverno (2024). Atualmente, é investigadora emérita do ICS da Universidade de Lisboa.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU