A Professora

de A. M. Galopim de Carvalho
Editor: Âncora Editora, dezembro de 2025 ‧
15,00€
13,50€
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
«Na medida em que entrei muito cedo na vida da Isabel, a Professora, ao falar sobre ela e o mundo que foi o dela, estou sempre a aparecer. Tentei reduzir, ao mínimo, a minha participação, mas não foi fácil, tal a aproximação e dependência que ela própria concretizou. Fomos colegas e amigos, na primeira adolescência, namorados (no sentido que então se dava à palavra, ou seja, conversados, como se dizia) na segunda, e casados, já bem adultos, aos 26 anos, já lá vão 67.»

A Professora

de A. M. Galopim de Carvalho

Propriedade Descrição
ISBN: 9789895910328
Editor: Âncora Editora
Data de Lançamento: dezembro de 2025
Idioma: Português
Dimensões: 148 x 231 x 13 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 219
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Biografias
EAN: 9789895910328

SOBRE O AUTOR

A. M. Galopim de Carvalho

A. M. Galopim de Carvalho nasceu em Évora, em 1931. É doutorado em Sedimentologia (3ème cycle) pela Universidade de Paris (1964), e em Geologia pela Universidade de Lisboa (1968), tendo lecionado na Faculdade de Ciências desta universidade de 1961 a 2001, ano em que se jubilou como professor catedrático. Lecionou, igualmente, em Geografia, na Faculdade de Letras da mesma universidade, de 1965 a 1981.
É autor de vasta bibliografia científica, de divulgação e de ficção. Para além de ter assinado cerca de 300 títulos (entre artigos científicos, de divulgação científica e de opinião), tem proferido nas duas últimas décadas conferências e participado em colóquios e debates por todo o país e no estrangeiro.
Dirigiu o Museu Mineralógico e Geológico da Faculdade de Ciências de Lisboa, de 1983 a 1992, e o Museu Nacional de História Natural (MNHN), de 1992 a 2003, onde foi o mentor e responsável científico de sucessivos projetos de investigação nas áreas da Geologia Marinha e da Paleontologia dos Dinossáurios. Atualmente continua a trabalhar na divulgação, salvaguarda e valorização do património geológico nacional.
É patrono do Agrupamento de Jardins-de-Infância e Escolas Professor Galopim de Carvalho, em Queluz, e da Escola Básica Galopim de Carvalho, em Évora.
Concebeu e participou na concretização do Museu do Quartzo, em Viseu, oficialmente designado por Centro de Interpretação Galopim de Carvalho.
Foi-lhe atribuído, em 2018, o título de Doutor Honoris Causa, pela Universidade de Évora.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU