A Pluma Caprichosa I

de Clara Ferreira Alves

editor: Dom Quixote, abril de 2001
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
As reflexões de Clara Ferreira Alves na sua crónica semanal da revista do "Expresso", intituladas "A Pluma Caprichosa" (título retirado do poeta O'Neill) tornaram-se "leitura obrigatória" de fim-de-semana. Uma escrita desempoeirada, irónica e apaixonada, um estilo muito próprio que foi criando ao longo dos anos, uma maior exposição que lhe veio dar mais notoriedade, fazem de Clara Ferreira Alves uma das cronistas mais lidas em Portugal. Uma parte dessas crónicas (1995-1998) surge agora reunida em livro (sairão, em princípio, mais 2 volumes). E, como diz Eduardo Prado Coelho (Público, suplemento "Mil Folhas", 12/1/02), " a publicação em conjunto produz efeitos que a leitura dos textos avulsos não tornara perceptíveis", ajudando-nos a perceber melhor a sua escrita e o mundo que nos rodeia. E do que fala Clara Ferreira Alves nessas crónicas? Da passagem do tempo, da morte, do quotidiano, da "vidinha", da política e dos políticos, dos seus escritores favoritos (Brodsky, Nabokov, Greene, Cardoso Pires, Agustina, Le Carré, Alexandre O'Neill, etc.), da realidade contemporânea. E também de si mesma. Ou, como dizia em recente entrevista ao "Expresso", só daquilo que conhece.

"Clara Ferreira Alves escreveu nestes últimos sete anos algumas das mais belas, inteligentes e comovedoras crónicas da Imprensa portuguesa, que têm o mérito de serem ao mesmo tempo das melhores páginas da literatura portuguesa contemporânea.
"(...) Com Clara Ferreira Alves encontramos a "cronista-tipo", capaz de nos dar três em um: o retrato acelerado de si mesma, como personagem gloriosa, neurótica e frustrante de um filme de Woody Allen; a mais arguta e furiosa análise da realidade contemporânea, com particular relevo para os aspectos mais berrantes da sempre surpreendente vidinha portuguesa (e percebemos que a Clara é uma leitora compulsiva de jornais, revistas e arredores televisivos); e, por fim, extensas praias onde o romanesco vai e vem como as marés, deixando na areia o rastro de destinos dispersos e desavindos com o mundo em que vivem."
Eduardo Prado Coelho, Público, suplemento "Mil Folhas"

" "A Pluma Caprichosa" é um livro deslumbrante e inteligente, para quem goste de literatura e esteja atento à vida. Até porque, como Clara o prova de modo brilhante, é difícil saber onde começa e acaba o quê."
N.M.G., Visão

A Pluma Caprichosa I

de Clara Ferreira Alves

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722021081
Editor: Dom Quixote
Data de Lançamento: abril de 2001
Idioma: Português
Dimensões: 140 x 210 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 496
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Memórias e Testemunhos
EAN: 9789722021081
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Clara Ferreira Alves

Clara Ferreira Alves é uma jornalista e escritora portuguesa.

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, integrou a redação de A Tarde, do Correio da Manhã e do Jornal de Letras. Foi crítica literária, editora e redatora principal do Expresso. Publicou crónicas na Única, na Máxima, no Diário Digital e colaborou na TSF.

Entre 2000 e 2004 foi diretora da Casa Fernando Pessoa, onde refundou a revista Tabacaria. Em 2004 recusou publicamente o cargo de diretora do Diário de Notícias.

Na televisão, participou nos programas O Senhor que se Segue, na SIC, foi coautora dos programas Figuras de Estilo, com Vasco Graça Moura, e Falatório, ambos na RTP2, e de O Caminho Faz-se Caminhando, com Mário Soares, na RTP1. É comentadora no programa de opinião política O Eixo do Mal, na SIC Notícias, e no programa O Que Fica do que Passa, no Canal Q.

Publicou os livros Pluma Caprichosa, Passageiro Assediado, em coautoria com Fernando Calhau, Mala de Senhora e Outras Histórias e Estado de Guerra.

É membro do júri do Prémio Pessoa e do German Marshall Fund em Portugal. Foi membro do Conselho Diretivo do CCB. É membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra.

(ver mais)
Do branco ao negro

Do branco ao negro

10%
Sextante Editora (chancela)
16,65€ 10% CARTÃO
portes grátis
Cenas da Vida Americana

Cenas da Vida Americana

10%
Clube do Autor
18,50€ 10% CARTÃO
portes grátis