A Morte da Verdade Livro
A falsidade na Era de Trump
de Michiko Kakutani; Tradução: Alberto Gomes
Sobre
o LivroVivemos numa época em que a própria ideia de verdade objetiva é vista com desdém e desprezo pelos ocupantes da Casa Branca. Teorias da conspiração e ideologias desacreditadas estão a reemergir, o método científico volta a ser alvo de debate, e a propaganda russa inunda os ecrãs de televisão.
A sabedoria das massas sobrepõe-se à investigação, deixando cada um de nós preso às crenças que melhor confirmam os nossos preconceitos. Como se tornou a verdade um valor ameaçado na América contemporânea?
Neste livro, Michiko Kakutani, a reputada crítica literária norte-americana detentora de um Prémio Pulitzer, analisa as forças culturais que contribuíram para este declínio iniciado há algumas décadas. nas redes sociais, na literatura, na televisão, no mundo académico e na política, Michiko Kakutani identifica as tendências - quer de direita quer de esquerda - que convergiram para sobrepor a subjetividade à factualidade, à ciência e aos valores comuns.
E lembra-nos as palavras dos grandes críticos do autoritarismo, escritores como George Orwell e Hannah Arendt, cujas obras são de novo assustadoramente relevantes.
Com uma erudição e um discernimento notáveis, Kakutani faz um diagnóstico desafiador à nossa condição atual e indica um novo rumo para estes tempos em que a verdade é posta em causa.
Walter Isaacson, jornalista e autor do livro Steve Jobs
The Times
«Um livro mordaz e envolvente... uma visão clara e eloquente da situação atual. Uma obra essencial para a compreensão dos efeitos corrosivos do implacável ataque, em curso, à verdade.»
The San Francisco Chronicle
«Michiko Kakutani apresenta-nos o primeiro grande livro da era Trump. Uma obra polémica e essencial de denúncia à atual administração americana, que revela os vastos conhecimentos da autora nas áreas da literatura, filosofia e política para retratar o estado da nação.»
Rolling Stone
«Espantoso... um livro rigoroso e acutilante... só poderia ter sido escrito por alguém que lê mais, e retém mais , que o comum dos mortais.»
Time
Bem escrito e profusamente documentado a sua leitura é obrigatória. O ser humano evolui construindo as suas estruturas mentais sobre regras orientadas pelo respeito ao próximo e levando mais longe os progressos alcançados pelas gerações anteriores. Michiko Kakutani descreve de forma eloquente como o significado das palavras mudam de forma a satisfazer a vontade de alguns com a conivência passiva da maioria. Percebe-se que sucessos alcançados com o sacrifício de muitos não são dados adquiridos e que os fantasmas do passado não estão enterrados. Com a morte da verdade, tem-se a certeza que só podemos ver até onde o nosso conhecimento o permite