10% de desconto

Porque Falham as Nações

de Daron Acemoglu e James A. Robinson

editor: Temas e Debates, fevereiro de 2013
Porque são umas nações ricas e outras pobres? Serão os responsáveis a cultura, as condições meteorológicas, a geografia? Ou talvez a ignorância de quais são as políticas certas? Pura e simplesmente, não. Nenhum destes fatores é definitivo ou constitui um destino. Se assim não for, como explicar por que razão o Botsuana se tornou um dos países de crescimento mais rápido do mundo, enquanto outras nações africanas, como o Zimbabué, o Congo e a Serra Leoa, estão atoladas na pobreza e na violência?
Daron Acemoglu e James Robinson mostram, de uma forma conclusiva, que são as instituições políticas e económicas criadas pela humanidade que estão subjacentes ao êxito económico (ou à falta dele). Baseando-se em quinze anos de investigação, reuniram indícios históricos espantosos sobre o Império Romano, as cidades-estado maias, a Veneza medieval, a União Soviética, a América Latina, Inglaterra, Europa, Estados Unidos e África para elaborarem uma nova teoria de economia política com enorme relevância para as grandes questões atuais, nomeadamente:

- A China criou uma máquina de crescimento autoritário. Continuará a crescer a uma velocidade tão elevada que esmagará o Ocidente?
- Os melhores dias da América pertencerão já ao passado? Estaremos a passar de um círculo virtuoso, em que o esforço das elites para iluminar o poder são alvo de resistência para outro círculo vicioso, que enriquece e dá poder a uma pequena minoria?
- Qual é a forma mais eficaz de ajudar a transferir milhões de pessoas da rotina da pobreza para a prosperidade? Residirá em mais filantropia por parte das nações ricas do Ocidente?

«Melhor livro do ano.»
Financial Times

««Terá três motivos para adorar este livro. Trata das diferenças dos rendimentos nacionais no mundo moderno, talvez o maior problema que enfrentamos hoje em dia. Está condimentado com histórias fascinantes que o tornarão o centro das atenções nas reuniões sociais – como por exemplo por que razão o Botsuana está a prosperar e a Serra Leoa, não. E é de leitura agradável.»
Jared Diamond, Prémio Pulitzer e autor dos bestsellers Armas, Germes e Aço e The World Until Yesterday

«Um livro verdadeiramente espantoso. Aborda um dos problemas mais importantes das ciências sociais – uma questão que intrigou grandes pensadores, durante séculos – e apresentam uma resposta que é brilhante na sua simplicidade e vigor. Este livro – uma peça notável sobre história, ciência política e economia – irá mudar a forma como abordamos o desenvolvimento económico. Uma leitura obrigatória».
Steven Levitt, coautor de Freakonomics

«Daron Acemoglu e Jim Robinson têm más notícias para aqueles que pensam que o destino económico de uma nação é determinado pela geografia ou pela cultura. São as instituições criadas pelos homens, e não a situação do país ou a crença religiosa dos nossos antepassados, que determinam se um país será rico ou pobre. Sintetizando de uma forma brilhante o trabalho de teóricos como Adam Smith e Douglass North com a investigação empírica mais recente dos historiadores da economia, Acemoglu e Robinson proporcionam-nos um livro interessante e de leitura muito aprazível».
Niall Ferguson, autor de Civilização e A Ascensão do Dinheiro

Por que falham as nações_wookacontece 640.jpg

Quer saber por que falham as nações?

Por que motivo existem nações tão prósperas, e outras são tão pobres? Serão a geografia, o clima, ou a cultura os fatores determinantes? Segundo Daron Acemoglu e James A. Robinson, laureados com o Nobel da Economia em 2024, ao lado de Simon Johnson, a resposta não é tão simples.
Após uma investigação de 15 anos, os autores chegaram a várias conclusões. Quando os europeus colonizaram grandes partes do globo, alteraram as instituições de muitas sociedades. Mas, se nalguns locais o objetivo era explorar a população indígena e extrair recursos para benefício dos colonizadores, noutros criaram sistemas políticos e económicos inclusivos para benefício a longo prazo dos migrantes europeus. Estes último acabariam por desenvolver a prosperidade dessas populações. No entanto, alguns países ficam presos numa situação de instituições extractivas e de baixo crescimento económico, simplesmente porque estas proporcionam ganhos a curto prazo para as pessoas no poder. E, enquanto o sistema político garantir que ali permanecem, o país não sai da estagnação.
A prosperidade de uma nação, depende, sobretudo, das instituições políticas e económicas que o país construiu ao longo da sua História. Com exemplos variados – do Império Romano à China atual – os autores mostram como as instituições inclusivas promovem inovação e bem-estar social, enquanto as extractivas limitam o desenvolvimento. Mas, então, como surgem as instituições inclusivas? Acemoglu e Robinson defendem que não existe um processo natural pelo qual a prosperidade crescente numa autocracia evolua para a inclusão. Só é do interesse da elite ceder o poder a instituições inclusivas se for confrontada com algo ainda pior, como a perspetiva de uma revolução. Os fundamentos da prosperidade, alegam, são a luta política contra o privilégio.


UM POUCO MAIS SOBRE OS AUTORES

Daron Acemoglu é Professor de Macroeconomia, Economia Política, Economia do Trabalho, Economia do Desenvolvimento, Teoria Económica no Massachussets Institute of Technology.
James A. Robinson é professor na Universidade de Chicago. Perito na América Latina e em África, é ainda diretor do Instituto Pearson para o Estudo e Resolução de Conflitos Globais.

Porque Falham as Nações

de Daron Acemoglu e James A. Robinson

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896441975
Editor: Temas e Debates
Data de Lançamento: fevereiro de 2013
Idioma: Português
Dimensões: 149 x 236 x 34 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 620
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Política > Política Internacional
EAN: 9789896441975
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
e e e e e

O livro de politica mais importante deste século

Gonçalves B. Lima

Num mundo cada vez mais polarizado e globalizado, em que a imigração é cada vez mais um tema central da esfera política ocidental e apoderado por blocos populistas nacionalistas, este livro mostra como o imperialismo europeu ainda hoje se faz sentir e como esta moldou um circulo vicioso que grande parte países não conseguem sair delas mesmo depois de toda as Américas e África estarem livres do imperialismo europeu. Além disso mostra como a própria Europa é desigual entre si e o porquê os estados virarem democracias pluralistas e outros ficaram para trás. Imparcial e apenas com factos históricos, este livro é o mais importante deste século para percebermos a politica mundial e o porquê de uns avançarem mais que outros e como nós europeus hoje pagamos pelo o que os nossos antepassados fizeram séculos antes.

e e e e e

JV

JV

Leitura obrigatória para uma compreensão clara e objetiva dos motivos para o desenvolvimento das nações, relacionando história e geopolítica. Neste livro são desmitificadas narrativas politicas, que são rapidamente desmontadas por evidências, sustentadas num grande trabalho académico. Um dos títulos mais importantes do século para uma análise económica e geopolítica do mundo.

e e e e e

Um excelente guia

Luís Silva

Este livro explica-nos muito bem porque algumas nações prosperaram e outras ainda não, dando exemplos de várias geografias. Refere e justifica também que não há nações condenadas à pobreza. É uma obra de referência na economia, mesmo não sendo muito técnico.

e e e e e

Fantástico

Hélder Maurício

Um livro extraordinário, muito bem escrito, de fácil leitura e que nos possibilita uma compreensão acerca do percurso histórico de alguns países e porque razão uns se tornam prósperos e outros não. Recomendo, ainda que já tenha alguns anos, mantêm-se bastante actual e pertinente.

e e e e e

Fantástico

Daniel Lage

Uma fantástica análise histórica ao mundo, desde a República Romana até aos dias de hoje. Recomendo!

e e e e E

Sensacional

Olímpio Olegário Mendes Tavares

Um livro bem documentado que mostra de forma clara que o determina o sucesso das nações é basicamente ter boas instituicoes. Ou seja, instituições onde as pessoas trabalham para produzir algo, onde se combate a corrupção de forma eficaz, onde as pessoas têm autonomia para desenvolver as suas capacidades. Recomendo!!!

e e e E E

Razoável.

Carlos

Em suma, postula que três fatores são essenciais para que uma nação evolua. Explana-os no livro utilizando exemplos de várias nações falhadas ou bem sucedidas. Uma espécie de "Fim da História" simplificado e com mais exemplos concretos. Vale a pena ler.

e e e e e

Uma obra sublime.

Manuel N.

Depois de uma leitura perfeitamente viciante de mais de 550 páginas de um português escorreito e de fácil leitura, logo uma pergunta me assolou o espírito: como é possível escrever um livro destes com todo o manancial de informação multidisciplinar que comporta dentro de si? A resposta vem logo no primeiro parágrafo dos "Agradecimentos". Mais de 15 anos de investigação, centenas e centenas de artigos escritos em revistas de investigação de topo. É impossível não recomendar a compra e a leitura deste livro.

e e e e e

Excelente leitura

Maria Lopes

Excelente livro sobre finanças publicas, acessível a todos e com interesse para todos.

e e e e e

Muito bom

Nerhu Sandambi

É um livro espectacular, de fácil compreensão, para quem está em economia ou Ciências políticas, recomenda—se. ¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿

e e e e e

Muito bom

Ana Valbom 9-01-2016

É um livro de fácil compreensão, dando uma perspetival histórica. Recomendo

e e e e e

Qualidade informativa

Francisco a

Este livro mostra nos de um forma simples e de fácil compreensão uma das questões mais complexas da actualidade,

e e e e e

Óptimo Livro

Pedro Fonseca

Leitura obrigatória a todos aqueles que se interessam pelas grandes disparidades que certas nações "falham" com os seus habitantes, tanto numa perspetiva histórica como global este livro de uma forma simples e ilustrado dá a conhecer ao leitor a importância que as instituições abertas e livres, tanto políticas como económicas, são de extrema importância para as nações poderem prosperar.

e e e e E

Muito bom

CMC

É um livro muito completo, claro e acessível, ao alcance da maioria dos leitores. Recomendo!

e e e e e

Excelente!

CDS

Excelente obra! Vale a pena conferir!

e e e e E

Excelente livro

Liliana Machado

Excelente obra que explica, com base numa perspectiva histórica, por que razão uns países evoluem economicamente de forma mais próspera que outros países. Livro escrito de forma clara e de fácil compreensão.

e e e e e

Bom livro

Joao Fernando Oliveira Bastos

A obra apresenta uma perspectiva interessante. Com laivos de Fukuyama. Mesmo para Portugal serão de retirar ensinamentos diversos.

Why Nations Fail

Why Nations Fail

10%
Profile Books Ltd
16,73€ 10% CARTÃO
O Equilíbrio do Poder

O Equilíbrio do Poder

10%
Temas e Debates
24,90€ 10% CARTÃO
O Equilíbrio do Poder

O Equilíbrio do Poder

10%
Temas e Debates
24,90€ 10% CARTÃO
Starman Compendium Two

Starman Compendium Two

10%
DC COMICS
70,81€ 10% CARTÃO
A Ordem Mundial

A Ordem Mundial

10%
Dom Quixote
24,93€ 27,70€
Ordem Política e Decadência Política

Ordem Política e Decadência Política

10%
Dom Quixote
34,90€ 10% CARTÃO