A Livraria Noite e Dia do Senhor Penumbra Livro
de Robin Sloan; Tradução: Tânia Ganho
Sobre
o LivroA grande recessão fez com que Clay Jannon perdesse o seu emprego confortável, mas previsível, como web designer; contudo, a sorte, a pura curiosidade e a sua capacidade de subir e descer um escadote como um macaco permitem-lhe encontrar emprego no turno da noite da misteriosa Livraria Noite e Dia - gerida pelo não menos misterioso A. Penumbra. Após algumas noites de trabalho, os mistérios sucedem-se: a livraria tem pouquíssimos clientes, mas eles vêm repetidamente e parecem nunca comprar nada, limitando-se a «pedir emprestados» uns volumes obscuros dos recantos ainda mais obscuros da livraria, segundo um acordo com o excêntrico livreiro. Apesar dos avisos do seu novo patrão, Clay não resiste a analisar o comportamento dos seus clientes e a tentar descobrir de que tratam aqueles estranhos volumes e exatamente o que se passa nesta bizarra livraria. No entanto, os segredos que descobre (com a ajuda de uma namorada que trabalha na Google e um bando de amigos geeks e techies) vão muito além das paredes da Livraria Noite e Dia… um mistério tão vasto que só pode caber dentro de um livro!
The New York Times Book Review
«Este é certamente um dos livros mais inteligentes e divertidos que vai ler este ano; carismático, cheio de humor e magia.»
NPR Books
«Que livro fantástico… Adorei entrar no mundo que Robin Sloan criou; uma verdadeira celebração do livro, seja ele digital ou em papel.»
Wired
Quem não gosta de um livro sobre livros? Livro interessante, porém perdeu-me um bocado no meio. 4*
Não conseguia encontrar o livro em lado nenhum e até já tinha desistido de procurar, e eis que o encontro na Wook. Claro, não resisti! Óptimo livro que sai um pouco daquilo a que estamos habituados e não desilude. Altamente recomendado! E brilha no escuro!
Um livro com muito mistério que fala sobre livros! Uma história atual que foca a realidade de hoje narrada na primeira pessoa por Clay Jannon que nos surpreende a cada virar de página. A cada mistério que ele desvenda, surgem outros para serem descobertos. Não vou contar cada um desses mistérios, senão estragaria toda a surpresa. Digo-vos apenas que a loja do Sr. Penumbra é a ponta do novelo. Numa época em que os e-books e os livros impressos disputam o espaço e a preferência do leitor, Robin Sloan traz um livro que fala sobre livros e tecnologia. Não como inimigos, mas como aliados. É um livro de leitura fácil e a sua divisão ajuda bastante. Há quatro grandes partes, “A Livraria”, “A Biblioteca”, “A Torre” e “Epílogo” e cada uma delas é dividida em capítulos pequenos e com títulos que aguçam a vontade de ler. Recomendo a sua leitura.