A Ilusão de Merit
SINOPSE
Merit Voss tem uma vida pouco normal. Vive numa igreja reconvertida com uma família disfuncional e pouco ortodoxa: a mãe, sobrevivente de cancro, ocupa um quarto na cave, o pai é agora casado com a antiga enfermeira da mãe, o meio-irmão mais novo não pode comer nem fazer nada que seja divertido e tanto o irmão mais velho como a sua irmã gémea, Honor, são a imagem absurda da perfeição. E Merit sente que nunca será assim.
Merit coleciona troféus que não ganhou e segredos de família que é obrigada a guardar. Numa visita a um antiquário em busca do próximo troféu, Merit conhece Sagan, que logo a deixa completamente desarmada e com um novo brilho nos olhos - até ela perceber que ele é inalcançável.
Cansada de se sentir invisível, e cada vez mais mergulhada no abismo, Merit decide acabar com a ilusão da família perfeita e revelar a verdade há tanto tempo escondida. Mas não estará Merit também a esconder a verdade sobre si mesma?
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Merit é complexa e encantadora no seu combate contra a depressão. E a escrita de Hoover brilha, ao revelar uma luz de esperança numa casa disfuncional.»
Booklist
DETALHES
Propriedade | Descrição |
---|---|
ISBN: | 9789898917690 |
Editor: | TopSeller |
Data de Lançamento: | fevereiro de 2019 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 151 x 232 x 23 mm |
Encadernação: | Capa mole |
Páginas: | 320 |
Tipo de produto: | Livro |
Classificação temática: | Livros em Português > Literatura > Romance |
EAN: | 9789898917690 |
OPINIÃO DOS LEITORES
Dividida, mas a mensagem é poderosa!
Rita
Eu achava que ia adorar. Normalmente adoro tudo o que leio da autora. Infelizmente não adorei. Acabei por me sentir bastante dividida ao longo do livro, como se me faltasse sempre alguma coisa. Uma conversa, uma explicação. E a verdade é que a falta de comunicação é algo presente ao longo de toda a história e, nesse aspeto, sinto que deixou muito a desejar. Assim como o final, que me deu a sensação de ter sido apressado. Ainda assim, é um livro em que viramos as páginas sem dar conta. Aborda vários temas pertinentes, desde a saúde mental à forma como facilmente nos sentimos deslocados e a mensagem é bastante real, intensa e poderosa, algo a que a autora também já nos habituou.
Segredos
Juliana Pinto
«Nem todos os erros merecem ser punidos. Por vezes, merecem apenas perdão.» "Merit Voss tem uma vida pouco normal. Vive numa igreja reconvertida." Na perspectiva dela: Uma irmã gémea que é perfeita e bonita, mas que não sentem a cumplicidade de irmãs gémeas, que namora com um rapaz perfeito, o Sagan, que por engano ele a beija, o irmão mais velho Utah que acorda sempre cedo e com boa vibe e tem uma relação perfeita com a Honor, quando entre ele e a Merit há um segredo a esconder, um pai, Barnaby, que trocou a mãe, Victoria Voss, a recuperar de cancro pela própria enfermeira, Victoria Finney, ao qual da relação resultou Moby de 4 anos! Ora bem, até aqui tudo mais ou menos ¿, até ao dia em que Merit toma a iniciativa de revelar os segredos que guarda de cada um, e será que ela fez o mais correcto? Podemos achar que sim ou não, mas temos que ter consciência antes de agir, porque temos de nos colocar no outro lado, sim porque a outra pessoa também tem o seu lado da história, sentimentos, e por vezes julgamos o livro pela capa, e sempre ouvi dizer que uma história tem sempre dois lados! E a nossa decisão pode trazer consequência para outros, aqui será positivo ou negativo? Têm de ler ¿, Boas leituras ¿
Faltou um bocadinho assim…!
DH
Eu adoro os livros da colleen. E este não se ficou atrás. A história puxava-me para ler mais e mais e mais. Mas dou 4 estrelas porque o final deixou um sabor muito agri-doce. Queria mais!! E para mim a história ficou incompleta. Mas tirando isso, é só mais um dela que vale muito a pena!
A Minha Estreia de Colleen Hoover
Daniela M.
Oiço falar imenso sobre a escrita sem igual da Colleen Hoover. Por curiosidade, decidi estrear-me com "A Ilusão de Merit". Neste livro conhecemos a família nada perfeita de Merit, onde os segredos e a falta de comunicação são uma constante. Esta família é tão disfuncional e complexa, que por várias vezes questionei-me como era possível haver famílias assim. A solidão, a depressão e o suicídio, são altamente debatidos ao longo da narrativa. A ansiedade de Merit era tão palpável, ao ponto de eu enquanto leitora, a sentir também. É sem dúvida um romance “pesado”, devido aos temas que explora, mas vale a pena ler.
INCRÍVEL MESMO!
Lucas Oliveira
Este foi um dos melhores livros que eu ja li na minha vida toda! É uma mistura de emoções, e está CHEIO de plot twists que nunca te passa pela cabeça. Adorei conhecer a Dólar Voss e principalmente, a história preocupante e desastrada da merit! Dei 5 estrelas e ficou favoritado e um dos melhores livros da minha vida. O primeiro livro que li da Colleen Hoover e não desapontou, agora quero ler todos!
Recomendo
Verónica Rosado
Adoro os livros da Colleen Hoover, mas poderia dizer que este se encontra no fim da minha lista. Gostei mesmo do livro, mas ao mesmo tempo (pelo que conheço da autora) não era bem este desenrolar da história que eu esperava.
Sempre Bem Escrito
Marta Alfredo
Sou fiel a Colleen Hoover desde o primeiro momento. Não sabia o que esperar porque os livros dela são sempre diferentes a nível de temas. Gostei deste livro como sempre mas não foi o meu favorito. A autora tem sempre um objectivo, um intuito nos seus livros e neste não percebi tão bem qual era. Seria a depressão na adolescência? Seriam os conflitos familiares e a perspectiva que devemos ter sobre os problemas que nos aparecem? Não sei, mas muito bem escrito mais uma vez. Divinal. Leiam todos!
Sempre Bem Escrito
Marta Alfredo
Sou fiel a Colleen Hoover desde o primeiro momento. Não sabia o que esperar porque os livros dela são sempre diferentes a nível de temas. Gostei deste livro como sempre mas não foi o meu favorito. A autora tem sempre um objectivo, um intuito nos seus livros e neste não percebi tão bem qual era. Seria a depressão na adolescência? Seriam os conflitos familiares e a perspectiva que devemos ter sobre os problemas que nos aparecem? Não sei, mas muito bem escrito mais uma vez. Divinal. Leiam todos!
a ilusão de merit
filipa
foi o primeiro livro que li da autora e fiquei rendida. um romance muito bem conseguido, com uma história real. adorei.
Dos melhores!
Cátia
Este é sem dúvida um dos melhores livros que já li!! Colleen Hoover não desilude nunca! Um romance super bem conseguido, com uma história tão real e comovente que nos prende desde a primeira até à última página.
Muito bom
SG
Merit é uma adolescente encantadora com os dramas próprios da adolescência... história recheada de emoções e peripécias.
Muito bom
Inês - Livros e Papel
Colleen Hoover não desilude, mais um bom livro onde se fala de família, amizade, amor e de uma adolescente que sente-se excluída de tudo isto.
Ânsia de mais
naybasto
Já li todos os livros da Colleen que estão em português e um em inglês. A escrita dela é tão boa, tão cativante que quando acabo um livro dela fico a ver a vida de outra maneira. Fico mais leve e mais feliz. Este livro é o primeiro que foge um bocado ao romantismo, tão tradicional dela. Fala de ponto de vista da familia da Merti pelos olhos dela. Começamos por odiar determinados familiares dela, até o cão! E depois mudamos de opiniao á medida que ela propria vê a vida de outra forma. Recomendo-o a toda a gente, principalmente a jovens.
Astuto
MRS
Adoro Colleen. Adoro a sua astúcia ao escrever histórias com mensagens como a deste livro. Brilhante. Seria um bom livro de auto-ajuda para adolescentes complexos ... recomendo este ou qualquer outro livro dela. E aguardo por mais ...
Colleen Hoover
MG
O que dizer sobre os livros desta escritora?!? Depois que li o primeiro, fiquei viciada e compro tudo o que sair e A ilusão de Merit não desilude! Para quem não conhece a escritora aconselho vivamente, tem diversos temas abordados e todos nós marcam e envolvem de tal forma que não conseguimos parar de ler
Delicioso
Lídia de Jesus Craveiro
Dos três livros que já li da autora - todos excelentes histórias - , este foi o que deixou um impacto maior. Sinceramente comprei o livro assim que foi lançado por cá. Não gosto muito da capa e até a acho repulsiva, no entanto, depois de ler o livro, entendo a escolha. Quanto à escrita, mais uma vez fiquei maravilhada, apesar de livros escritos na primeira pessoa, não ser o meu género de leitura preferido, uma vez que a perspectiva é só uma e eu gosto de saber o que as outras personagens pensam. Voltando à história, desta vez rendi-me mesmo ao tema. O livro conta a história de uma família, onde o ponto de vista de Merit se revela ora de uma maturidade muito acima da sua idade, ora muito própria de uma adolescente. E é com a a sua narrativa que vamos desvendando a história. Merit e a sua família um tanto disfuncional é protagonista de uma vivência peculiar, onde a doença mental, a confusão de gerações, a homossexualidade e a rivalidade fraterna coexistem de forma mais ou menos pacifica até que um dia Merit resolve revelar os segredos de todos que ela carregava nas suas costas e aí a pretensa harmonia familiar desmorona-se como um castelo de cartas ao vento. Como psicoterapeuta e terapeuta familiar este livro caiu-me que nem uma luva do mais puro cetim. A paciente identificada da família, Merit, dá voz aos seus sofrimentos - os sofrimentos de todos segundo a teoria sistémica e psicanalítica - através de uma narrativa simples e adolescente, ao mesmo tempo que descobre o amor por Sagan. Esse amor, que ela julgava não ser para si, move-a a fazer coisas que nem sempre a favorecem. Toma decisões drásticas, mete os pés pelas mãos e sofre como qualquer ser humano. Curiosamente, todos os personagens do livro, são muito interessantes. Ler este livro é uma aventura de sorrisos e de reflexão sobre a vida, onde ninguém é o que parece ser. Nem o cão. Outro dos aspectos deliciosos deste livro é a paisagem onde decorre. Os pormenores são fantásticos, quase nem nos lembraríamos que podiam existir e, a cerca branca da igreja - a morada da família, sim a família habita uma igreja - são o ponto alto do livro. Tudo nesta estranha morada de família é delicioso.
Excelente como sempre
Livromente
Deverá haver pouca coisa a dizer sobre Colleen Hoover que não tenha já sido dita. Todas boas, todas merecidas. É uma autora que ocupa um lugar bem firme, no meu algo extenso top mais. Sabe como poucos, falar e escrever sobre o comum mortal, como se nos conhecesse, como se todas aquelas coisas banais e vulgares no quotidiano também o fossem para ela, e por certo serão, o que torna cada história tão tocante e intensa, que entramos naquelas famílias e naquelas vidas, como se da nossa se tratasse. Esta história aborda uma família pouco tradicional, já que moram numa igreja reconvertida em casa, em que a mãe habita a cave dessa excêntrica casa e o pai casou e teve um filho com a enfermeira da mãe. Todos juntos numa só casa. A enfermeira chama-se Vitória tal como a mãe, o que torna a história ainda mais bizarra. Tudo parece muito excêntrico e na realidade é, tudo um pouco surreal e fora de contexto, até que a autora e da forma como tão bem o sabe, vai desenrolando o novelo de confusões que daqui se vai soltando e analisando e expondo cada detalhe desta família, cada membro que a compõe e cada história por detrás de um gesto. Se tivesse que resumir esta história em poucas palavras diria que é um exemplo perfeito de que nada é o que parece! Cada atitude, decisão e consequência terão uma explicação que poucos sabem e menos entenderão, mas que, quando revelada, explica e justifica em grande medida o desconhecido porquê. No fundo tudo tem uma explicação e uma justificação, nós é que maioritariamente das vezes, não as sabemos. “Nem todos os erros merecem ser punidos, por vezes, merecem apenas perdão”, parece-me um excelente lema de vida!
QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU
-
Faz de Conta10%TopSeller19,99€ 10% CARTÃO
-
A Variável do Amor30%TopSeller15,08€ 20% + 10% CARTÃO