A Herança Perdida

de James Wood; Tradução: Bruno Vieira Amaral
editor: Quetzal Editores, setembro de 2012
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO
A Herança Perdida reúne ensaios que o crítico James Wood foi publicando ao longo de vários anos em publicações tão prestigiadas como a New Republic. De Herman Melville a Philip Roth, de Virginia Woolf a Don DeLillo, Wood analisa as formas como nestes escritores a literatura funciona como uma espécie de religião. Regista igualmente o percurso inverso - a transformação da religião num género literário - levado a cabo por autores do século XIX como Matthew Arnold e Ernest Renan. A distinção entre a realidade e o realismo, os polémicos ensaios sobre George Steiner, John Updike e Julian Barnes, a profunda empatia da escrita que permite novas leituras de escritores consagrados são motivos suficientes para se aceder ao universo de James Wood.

«Ler os textos de A Herança Perdida é um constante desafio, por vezes chocante, por implicar o desmoronar de algumas ideais feitas e o ressurgir de outras mais perturbadoras e iconoclastas. Wood obriga-nos a pensar a crítica como algo mutável, mais livre do ferrete das ideologias, e a alterar a forma como olhamos os textos literários, se formos suficientemente audazes e imaginativos.»
Helena Vasconcelos, Público

A Herança Perdida

de James Wood; Tradução: Bruno Vieira Amaral

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897220449
Editor: Quetzal Editores
Data de Lançamento: setembro de 2012
Idioma: Português
Dimensões: 148 x 234 x 26 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 392
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789897220449

A ler

Rita

Um livro muito interessante sobre a arte da escrita.

A inteligência na análise

António Mateus

Contextualizar dá devida dimensão ao objeto de estudo. A análise afinada pelo conhecimento do entorno das questões confere a possibilidade de melhor entender as causas, motivações, influências e as consequências. James Wood assim faz, com mestria, escrevendo sobre a escrita e seus autores maiores, que foram e, porque foram, serão sempre, marcos na literatura e no pensamento.

Interessante

Rita

Um livro super interessante sobre a temática da escrita

A não perder...

João Gonçalves

De um dos críticos literários contemporâneos mais conceituados, a Herança Perdida relembra-nos que, condidãos da literatura, somos dela os herdeiros directos de uma riqueza incalculável. Ninguém pode opinar, com propriedade, sobre a literatura ocidental sem antes ter lido este conjunto de ensaios.

Sobre a Literatura e a Vida

Maria Teresa Meireles

Sobre a Literatura. Sobre os homens que a fazem, sobre o Bem e o Mal. Sobre a vida. Um livro de reflexões cruzadas escrito por um dos melhores (ainda que não no seu melhor) pensadores/ensaístas da actualidade.

SOBRE O AUTOR

James Wood

James Wood nasceu em Inglaterra, mas vive desde 1995 nos Estados Unidos. Estudou em Eton e em Cambridge e é professor na Universidade de Harvard. O trabalho de crítico literário na revista The New Yorker já lhe valeu, publicamente, a alcunha de «elegante assassino» e de «estripador cortês». É, na atualidade, o mais influente crítico literário de língua inglesa e, porventura, de todo o mundo.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU