A Guerra de Libertação de Angola
O conflito entre Colonialismo e Comunismo 1961-1974
de Al J. Venter
O testemunho revelador de um jornalista estrangeiro que acompanhou as operações portuguesas durante o conflito em Angola
Sobre
o Livro
Sinopse
Em 1961, Portugal entrou em guerra para defender Angola, tentando desesperadamente conservar o seu império. A guerra foi travada sob circunstâncias infernais.
Mais: durante 13 anos, Portugal combateu três guerras separadas em Angola, Moçambique e Guiné-Bissau.
Fê-lo com espantosa obstinação e alto grau de eficácia durante grande parte desse tempo, independentemente de algumas dificuldades logísticas quase devastadoras, aqui revisitadas com rigor e independência.
Foi a revolução de Abril que, ao derrubar o Governo, marcou o fim rápido do Império Português.
Opinião
dos leitoresDetalhes
do Produto
A Guerra de Libertação de Angola
ISBN
9789897244872
Editor:
Clube do Autor
Idioma:
Português
Dimensões:
154 x 234 x 15 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
224
Tipo de Produto:
Livro
Classificação Temática:
Livros em Português
> História
> História da África
Este livro, do autor Al J. Venter, faz uma análise do conflito ultramarino português, neste caso, na frente de Angola, com desprendimento político, pois sendo um estrangeiro não tem a sua visão toldada por uma ideia pré-concebida, como é natural que exista num historiador nacional (português ou angolano). Venter analisa o conflito não na perspectiva de uma luta por autodeterminação, mas sim numa lógica de confrontação global entre as potências da europa ocidental que colonizaram e reorganizaram o continente africano, contra os movimentos independentistas instigados pela União Soviética e pela China, que viam nesses conflitos uma forma de enfraquecer os seus adversários ocidentais. Recomendo, pois faz parte de uma série de estudos que traz uma nova análise sobre o problema ultramatino português.