A Guerra Civil Portuguesa

de Fernando Rita

editor: Editora Guerra & Paz
Dom Pedro e Dom Miguel: dois irmãos em luta. Por um trono. Por uma ideia, também.
VENDA O SEU LIVRO i
A crise sucessória de 1822 foi o gatilho de um dos períodos mais turbulentos da história de Portugal, e a Guerra Civil entre liberais e absolutistas, um dos mais importantes episódios político-militares em território nacional. Mas a história das guerras, como é sabido, não se faz apenas de homens; também os lugares são elemento activo no seu desenrolar, carregando a marca indelével dos acontecimentos.
A antiga vila de Santarém foi palco das duas batalhas mais importantes desta época, a Batalha de Almoster e a Batalha da Asseiceira, que viriam a criar as condições determinantes para o fim do Antigo Regime em Portugal. Santarém sofreu, naturalmente, um período crítico de grande agitação social, económica e política, e este livro retrata os impactos da Guerra Civil no quotidiano desta região, nos anos de 1833 e 1834.
Uma contribuição precisa e fina para a compreensão da História política e militar das lutas liberais.

A Guerra Civil Portuguesa

de Fernando Rita

ISBN: 9789897025341
Editor: Editora Guerra & Paz
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 231 x 14 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 192
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789897025341
e e e e e

Excelente Livro

Luís Santos

Excelente livro sobre a guerra civil portuguesa de 1828-1834, de fácil leitura e, imprescindível aos amantes de história.

e e e e e

A Não Perder

António Marcos de Andrade

O período da guerra civil em Portugal de 1832 a 1834, é um dos tema menos estudado da nossa historiografia. Qualquer livro sobre este assunto é sempre bem vindo. Principalmente se o autor apresentar um trabalho com uma minuciosa investigação histórica, como é o caso deste “Lutas de irmãos na região de Santarém”, onde aliás tudo se decidiu.

e e e e e

Recomendo vivamente

António Menezes

Obra que aborda um dos períodos mais emblemáticos da historia de Portugal recorrendo a uma abordagem historiográfica. Nela o autor oferece-nos, sob a lente de um militar, uma investigação com o rigor científico que a permite afirmar como uma referência acerca da temática em estudo. Acresce que a forma de escrita fácil permite que estudiosos ou leitores curiosos acerca da temática em apreço se sintam presos da primeira à última página. Recomendo vivamente a leitura de “A Guerra Civil Portuguesa” de Fernando Rita.

e e e e e

Recomendo

Carlos Barbosa Ferreira

Um exemplo de metodologia na investigação da História Regional e Local

e e e e e

Vivências de um Prisioneiro de Guerra

Filipa Oehen

Baseado num diário verdadeiro e original, retrata este livro as vivências mais difíceis porque passaram os vários combatentes anónimos portugueses, na Grande Guerra… Recomendo a sua leitura!

e e e e e

Recomendo

António Marracho

Fernado Rita apresenta uma reflexão fascinante sobre um período temporal e espacial muito estimulante. Livro a ler.

e e e e e

A adquirir, sem falta!

Eurico Gomes Dias

Excelente trabalho historiográfico dedicado a um período ainda algo incompreendido e obscuro da nossa História Contemporânea Militar! Sugiro vivamente!

e e e e e

Excelente trabalho

Pedro

Boa análise militar sobre um período muito importante da guerra civil, baseado em fontes primárias relevantes que nos mostram também a sociedade oitocentista da região de Santarém,

e e e e e

Um teatro de operações decisivo

Sérgio Veludo Coelho

Neste livro de Fernando Rita temos um estudo rigoroso do teatro de operações de Santarém durante a Guerra Civil de 1828-1834. Quando a guerra se deslocou para Sul travaram-se aqui combates decisivos. A não perder!

e e e E E

Uma bom relato

Luis Jorge

Demasiado concentrado numa só região do país e as batalhas que se desenrolam na zona de Santarém. No entanto é um texto que procurou, com rigor de dados, dizer-nos como foram estas páginas trágicas da tragédia que é sempre uma guerra fratricida.

e e e e e

Um período esquecido

Francisco Pereira

Obra fundamental para quem quiser perceber a dimensão deste período histórico nomeadamente no que à área de Santarém concerne. Um bom trabalho de investigação de um autor que tem produzido excelente material de investigação histórica. Um livro a não perder.

Fernando Rita

Fernando Rita, natural de Vale de Figueira (Santarém), historiador e militar, é licenciado em Ciências Militares pela Academia Militar, em Investigação Social pela Universidade Moderna e em História pela Universidade Aberta. É mestre em História Regional e Local pela Universidade de Lisboa e doutorando em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Cumpriu duas comissões de serviço especiais, na Bósnia, em 1998, e em Moçambique, em 2014. É autor de três livros e colaborador de outros quatro sobre temas de história militar, regional e local e de diferentes artigos publicados em várias revistas e jornais. Conferencista convidado em diversos seminários e colóquios, foi comentador televisivo de história militar na cerimónia dos 100 anos do Armistício da Grande Guerra, emitida pela RTP. É atualmente membro do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão, em Santarém, e do Fórum Ribatejo, para historiadores locais e regionais.

(ver mais)