10% de desconto

«A Gente Gosta é de Brincar com os Outros Meninos!»

Relações Sociais entre Crianças num Jardim de Infância

de Manuela Ferreira
Editor: Edições Afrontamento, abril de 2004 ‧
22,21€
10% DESCONTO CARTÃO
portes grátis
Venda o seu livro
Manuela Ferreira começou por ser educadora de infância, sendo actualmente docente na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Tem feito investigação na área da Sociologia da Infância. Defendeu em 2002 a sua tese de doutoramento, A gente aqui o que gosta mais é de brincar com os outros meninos!, sob a orientação do Professor Steve Stoer, agora editada, no essencial, em forma de livro.

Através de uma etnografia em que se descreve o quotidiano de 18 crianças de idades entre os 3 e os 6 anos num Jardim de Infância (JI) público, situado no meio rural, durante um ano lectivo, pretende mostrar-se as crianças como actores sociais envolvidos numa integração dual no mundo adulto e num mundo de crianças. Subscrevendo os pressupostos da Sociologia da Infância, a análise das principais rotinas, rituais e performances comunicativas, bem como das sociabilidades das crianças - referenciadas às relações assimétricas com o adulto-educadora e às relações de maior horizontalidade havidas entre elas - permite compreender como a reinterpretação e a apropriação do contexto institucional do JI que elas levam a cabo, nas oportunidades e nos constrangimentos experimentados e construídos, participam na (re)produção da cultura de pares e nos processos de transição de conjunto a grupo organizado socialmente. Neste percurso salientam-se as dimensões da acção que, tendo-se tornado um património comum ao grupo, são estruturadoras de uma identidade partilhada como crianças, na qual se entrecruzam identidades particulares em que elas reconstroem papéis e posições de género, idades e classes sociais e identidades singulares onde coexistem diferentes estilos de acção, todas estas dimensões alicerçando uma ordem social infantil.

«A Gente Gosta é de Brincar com os Outros Meninos!»

Relações Sociais entre Crianças num Jardim de Infância

de Manuela Ferreira

Propriedade Descrição
ISBN: 9789723607406
Editor: Edições Afrontamento
Data de Lançamento: abril de 2004
Idioma: Português
Dimensões: 167 x 241 x 23 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 440
Tipo de produto: Livro
Coleção: Biblioteca das Ciências Sociais
Classificação Temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Sociologia
EAN: 9789723607406
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

SOBRE O AUTOR

Manuela Ferreira

Manuela Ferreira começou por ser educadora de infância, sendo atualmente docente na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Tem feito investigação na área da Sociologia da Infância. Defendeu em 2002 a sua tese de doutoramento, A gente aqui o que gosta mais é de brincar com os outros meninos!, sob a orientação do Professor Steve Stoer, já editada no essencial, em forma de livro.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU