A Europa, a América, a Guerra

Reflexões sobre a mediação europeia

de Étienne Balibar

editor: Campo das Letras, abril de 2005
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Estará o mundo à beira do colapso?
Logo após os atentados reivindicados pela Al Qaeda, o presidente Bush declarou uma "guerra sem fim" contra o terrorismo e os países do "eixo do mal" que culminou com a invasão do Iraque. Na América, muitas vozes se levantaram para defender uma Europa mediadora, apostada em deter a escalada da militarização nos Estados, evitando assim que o mundo assista a uma irremediável polarização entre "civilizações" hostis. A esta exigência, os peritos em estratégia respondem que a diferença entre o peso económico da Europa e a sua fraqueza militar torna ilusória qualquer perspectiva de influência nos problemas mundiais.
Neste livro, Étienne Balibar reflecte sobre as relações entre a identidade colectiva e o poder, partindo de uma "anti-estratégia" que, sobrepondo as exigências da acção à homogeneidade cultural e à forma constitucional, apresenta uma alternativa ao curso actual da "mundialização".
Inspirando-se nas lições da História (guerras nacionais, colonização e descolonização, institucionalização dos conflitos), o autor aborda quatro questões: segurança colectiva numa "ordem pública internacional", desarmamento universal progressivo e controlado, primado da política local sobre a exploração global de "novos conflitos" e construção do conjunto euro-mediterrânico como exemplo de redução das "fracturas" de civilização.

A Europa, a América, a Guerra

Reflexões sobre a mediação europeia

de Étienne Balibar

Propriedade Descrição
ISBN: 9789726107712
Editor: Campo das Letras
Data de Lançamento: abril de 2005
Idioma: Português
Dimensões: 136 x 210 x 17 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 188
Tipo de produto: Livro
Coleção: CAmpo da Actualidade
Classificação temática: Livros em Português > Política > Política Internacional
EAN: 9789726107712
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Étienne Balibar

Nascido em 1942, foi membro do PCF até 1981.
Actualmente, é professor de filosofia política na Universidade de Paris-X Nanterre e na Universidade da Califórnia.
Entre outras obras, publicou Lire Le Capital (com L. Althusser, P. Macherey, J. Rancière e R. Establet, 1965), Cinq études du matérialisme historique (1974), Les Frontières de la démocratie (1992), Nous, citoyens d'Europe? Les Frontières, l’État, le peuple (2001).

(ver mais)
Spinoza Político

Spinoza Político

10%
GEDISA
27,42€ 10% CARTÃO
portes grátis
La Igualibertad

La Igualibertad

10%
Herder Editorial
38,73€ 10% CARTÃO
portes grátis