Esboço de um Programa Para os Trabalhos das Novas Gerações

de Fernando Pereira Marques

editor: Campo das Letras, agosto de 2007
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Neste livro - cujo título pretende evocar Antero - procura-se contribuir para uma reflexão ideológica que ajude a romper com o conservadorismo blasé - ou talvez seja mais correcto dizer in -, por vezes mascarado de "terceira via", pretensamente impregnado de bom senso liberal e de realismo. Não sem cinismo, esse conservadorismo insinua ou afirma que quem não se conforma com o statu quo mercantil e a desordem por ele gerada, pretende instaurar utopias providenciais e totalitárias, sendo portanto preferível uma ilusão de liberdade, segregada pela ideologia dominante, a uma liberdade substantiva considerada inatingível.
É necessário encontrar novas vias para a reforma radical do modelo de sociedade e de economia que se impôs nos países desenvolvidos, à custa do atraso, da pobreza e até da guerra em que vivem os demais. Trata-se de uma questão de sobrevivência - de sobrevivência da democracia, de valores civilizacionais e morais, mas também da própria espécie humana. Por isso é preciso retomar o facho de lutas passadas; desmontar as mistificações ideológicas e políticas com que os senhores do mundo justificam a sua dominação; denunciar o cinismo e a hipocrisia dos que vivem no imediato, na e para a embriaguez da riqueza e do poder que detêm; despertar as pessoas da sua inconsciência e da sua cegueira, fascinadas como estão pelos objectos e pelo espectáculo do consumismo.

Esboço de um Programa Para os Trabalhos das Novas Gerações

de Fernando Pereira Marques

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896250898
Editor: Campo das Letras
Data de Lançamento: agosto de 2007
Idioma: Português
Dimensões: 135 x 210 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 260
Tipo de produto: Livro
Coleção: CAmpo da Actualidade
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789896250898
Fernando Pereira Marques

Fernando Pereira Marques nasceu em 1948. Diplomou-se na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris. É doutor de Estado em Sociologia pela Universidade Jules Verne/Picardie (Amiens-França), foi professor catedrático convidado na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, onde dirigiu o 2.º Ciclo de Ciência Política, e é investigador integrado no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (IHC). Entre outros cargos, foi deputado à Assembleia da República, dirigente nacional do Partido Socialista, membro da delegação portuguesa na União da Europa Ocidental (UEO) e na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa. É autor de várias obras nas áreas do ensaio e da investigação, e é diretor da revista Finisterra (fundada por Eduardo Lourenço). Membro da Liga de União e de Ação Revolucionária (LUAR), foi preso durante uma operação em 1968, tendo cumprido três anos de reclusão.

(ver mais)
A Nova Esquerda Política

A Nova Esquerda Política

10%
Âncora Editora
14,13€ 10% CARTÃO