A Escritura e a Diferença

de Jacques Derrida

idioma: português do brasil, português
editor: Perspectiva, dezembro de 2009
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
A Escritura e a Diferença, de Jacques Derrida, é um conjunto de artigos e conferências que tem lugar especial dentre os escritos que levaram ao nosso público leitor aspectos fundamentais do pensamento e da crítica nos termos do movimento estruturalista. Editado anteriormente na coleção Debates da editora Perspectiva, a coletânea aparece agora na coleção Estudos, integrada por mais quatro ensaios inéditos no Brasil: "Cogito e História da Loucura", "Violência e Metafísica (sobre Lévinas)", "Da Economia Restrita à Economia Geral" e "Elipse". As concepções deste expoente do enfoque estrutural tornam-se tanto mais objetivadas quanto, com este ponto de mira, o filósofo e ensaísta percorre um largo espectro de tópicos envolvidos nos debates sobre o tema, como sejam a análise dos signos e da linguagem, das correntes filosóficas, culturais, bem como de pensadores que estiveram em causa nos embates de idéias no século XX. Assim, Husserl, Freud, Heidegger, Saussure, Focault, Lévinas, Bataille e Lévi-Strauss são investigados, da mesma forma que a metafísica clássica, na busca dos elementos que, implícitos ou explícitos, implicam ou propõem causas ou fontes do modo de pensar e da verdade da representação sígnica. - [J. G.]

A Escritura e a Diferença

de Jacques Derrida

Propriedade Descrição
ISBN: 9788527308793
Editor: Perspectiva
Data de Lançamento: dezembro de 2009
Idioma: Português do Brasil, Português
Dimensões: 126 x 226 x 22 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 448
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Filosofia
EAN: 9788527308793
Jacques Derrida

Jacques Derrida (1930-2004) é o filósofo da Desconstrução – talvez o mais radical, justo e inventivo dos idiomas filosóficos: justíssimas nos parecem por isso as palavras que Dominique de Villepin lhe endereçou, a 25 de maio de 2003, na Universidade hebraica de Jerusalém, aquando da sua receção de um Doutoramento honoris causa: «Jacques Derrida, o senhor volta a dar densidade às palavras mais fortes e mais simples da Humanidade [...] O senhor está na primeira fila daqueles que abriram a via de um pensamento novo. [...] A "Desconstrução" é a démarche atenta, escrupulosa, de um pensamento que se forma à prova do seu objeto. Démarche eminentemente criativa e libertadora. Desfazer, sem nunca destruir, para ir mais longe. [...] O senhor situa-se na linha dos intelectuais da honra, ciosos de universal, no caminho aberto por Voltaire, Bernanos, Zola ou Sartre.»
Autor de uma obra imensa, para além da sua docência, primeiro na Sorbonne, de 1960 a 1964, depois na École Normale Supérieure de Paris, de 1964 a 1984, e na École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris, de 1984 a 2003, Derrida também desenvolveu uma intensa atividade docente um pouco por todo o mundo, tendo sido Professor convidado de várias universidades [nomeadamente, Berlim, San Sebastian, John Hopkins, Yale, Cornell, New York University, New School for Social Research, UC Irvine, Cardozo Scholl of Law, ...] e tendo também herdado a cátedra de Hans-Georg Gadamer na Universidade de Heidelberg. Doutor Honoris Causa por mais de duas dezenas de universidades, incluindo pela Universidade de Coimbra, em novembro de 2003.

(ver mais)
O Gosto do Segredo

O Gosto do Segredo

10%
Fim de Século Edições
19,00€ 10% CARTÃO
portes grátis