A Culpa É Minha
SINOPSE
A culpa é minha é uma história poderosa sobre os efeitos devastadores do abuso sexual e da humilhação.
Contada na voz da protagonista, somos arrastados para o centro da ação e obrigados a vivê-la intensamente com a jovem Emma.
A melhor escritora para jovens adultos da atualidade.
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«A melhor escritora para jovens adultos da atualidade.»
The Guardian
«Esta história vai assombrar-me para sempre. Toda a gente devia lê-la.»
The Guardian
DETALHES
Propriedade | Descrição |
---|---|
ISBN: | 9789896488703 |
Editor: | IN |
Data de Lançamento: | fevereiro de 2017 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 148 x 229 x 16 mm |
Encadernação: | Capa mole |
Páginas: | 256 |
Tipo de produto: | Livro |
Classificação temática: | Livros em Português > Literatura > Romance Livros em Português > Literatura > Jovem Adulto |
EAN: | 9789896488703 |
OPINIÃO DOS LEITORES
Recomendo
André Coelho
É sem dúvida um livro com várias mensagens fortes a abordar temas pesados e bastante reais. No inicio torna-se difícil simpatizar com a protagonista que acaba por ser fria, fútil e superficial mas a sua história acaba por ter uma reviravolta dura que faz deste livro bastante humano. É sem dúvida uma leitura a recomendar a leitores mais jovens.
forte
rita dias
a historia, forte e directa, continua bastante actual. e infelizmente recorda vários episódios que foram relatados nos meios de comunicação e que foram levados a tribunal. sendo contada na primeira pessoa, com todas as dúvidas, receios e incertezas, torna-se ainda mais pujante e mais real. e o final, depois da longa guerra com várias batalhas travadas, ser assim tão... vazio, remete-nos para o que é de facto a sociedade hoje em dia.
História difícil
Sara B
Este é um livro com uma história muito difícil de ler porque fala na violação e, no facto, de muitas vezes se achar que é necessário esconder o que aconteceu. No início da história, não conseguimos ter muita afinidade com a Emma porque é má, vazia e não tem empatia pelos outros. No entanto, depois da violação, conseguimos afastar esse sentimento e começamos a ter mais empatia por ela e só queremos que ela continue a lutar e que saiba que a culpa não é sua. O livro acaba por ser revoltante, assim como o final, mas retrata o que acaba por acontecer, muitas vezes, na vida real.
Um livro que toda a gente devia ler
Alexandra Frazão
Há livros que têm como missão ensinar, alertar e lançar a discussão sobre temas fraturantes da nossa sociedade. O abuso sexual infelizmente ainda é entendido de forma errada por muita gente. É preciso falar sobre consentimento, é preciso falar sobre abuso, é preciso falar sobre assédio. Nesse sentido, este é um livro de leitura essencial, que aborda o tema sem o banalizar. Recomendo!
Imperdível
ADias
Uma história que nos revolta e que nos faz ter vontade de entrar livro dentro para dar uns abanões a algumas personagens.
Intenso
Isabel Freitas
A autora leva-nos numa viagem ao mundo dos jovens onde irreverência, necessidade de liberdade e afirmação se confundem, por vezes, com comportamentos ousados quase a tocar a ‘libertinagem’. Numa linguagem crua e dura, Louise aborda uma das temáticas mais complicadas da sociedade, a liberdade/relação/comportamento sexual, mas também valores como o da amizade, relação famíliar, o papel do ‘heroi desportivo’ que julga estar acima de tudo e todos. O enredo da obra foca a relação de 4 amigas que, numa primeira fase, se acredita inabalável. Contudo, Emmie aprenderá de uma forma muito dura que o valor da amizade é tão débil quanto as relações humanas e que, para o género masculino, comportamentos mais irreverentes e ousados são facilmente confundidos. A relação de Em com os rapazes, sobretudo os do mundo do desporto, quase a conduzirão ao suicídio e destruir-lhe-ão amizades e reputação. Em pleno século XXI, a obra “A culpa é minha” traz a nu as fragilidades da sociedade que, apesar de todas as alterações legislativas, foi incapaz de alterar comportamentos. O género continua a dividir a sociedade. Ser mulher não é sinónimo de igualdade. Louise mostra a necessidade de alterar mentalidades como garantia de igualdade e equidade. Sem isso, a mulher continuará a ser vista como ser humano de segunda classe, sem direitos nem deveres para os ‘Paul’ desta sociedade. “A culpa é minha” é, acima de tudo, um alerta para os jovens, para os pais, para os educadores. A justiça nem sempre está do lado da vítima.
Incrível
Neida Amaral
De uma forma brutal e chocante este livro deixa-nos a pensar em realidades que muitas vezes esquecemos. É um livro difícil de esquecer que nos fica na memória muito tempo depois de terminado. Aconselho vivamente!
Uma realidade nua é crua
Sara Marques
Não sei bem o que dizer acerca deste livro. Será que posso dizer que gostei, se ao terminá-lo estava em lágrimas e sentindo que me tinham arrancado o coração do peito? Será que posso avaliar este livro com adjectivos positivos, quando a cada página me sentia mais e mais destroçada? Várias pessoas descreveram esta história como um "murro no estômago", e temo que tenha de concordar. Não é um romance, nem uma leitura leve. Não tem um final feliz. Esta narrativa mostra de forma nua e crua o que existe de errado no mundo. Infelizmente, é uma história bastante dura e realista, mais actual do que nunca.
QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU