A análise cuidada dos desenhos infantis contribui para o estudo do desenvolvimento afectivo, cognitivo e social da criança.
Estudos relacionados com o desenvolvimento do conceito de espaço e sua representação nos desenhos infantis conduziram à investigação aqui apresentada e que constituiu a sua tese de mestrado na Boston University.
A autora fez um estudo experimental com crianças portuguesas de 8, 10 e 12 anos para testar qual dos dois conceitos: espaço na casa e casa no espaço, aparecia primeiro nos desenhos infantis. Embora alguns autores se tenham debruçado sobre os elementos que caracterizam o aparecimento da representação do volume nos desenhos das casas e a indicação das casas distantes, nenhum determinou claramente qual o conceito que se desenvolvia primeiro.
Os desenhos infantis de casas, sejam eles de memória ou de observação, constituem uma boa medida para testar o desenvolvimento do conceito do espaço tridimensional constituindo, assim, um auxiliar dos professores de Educação Visual.
Propriedade | Descrição |
---|---|
ISBN: | 9789722400633 |
Editor: | Livros Horizonte |
Data de Lançamento: | abril de 1986 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 139 x 207 x 4 mm |
Encadernação: | Capa mole |
Páginas: | 88 |
Tipo de produto: | Livro |
Coleção: | B e P - Biblioteca do Educador |
Classificação temática: | Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Psicologia |
EAN: | 9789722400633 |
Idade Mínima Recomendada: | Não aplicável |