A Contra-Revolução no 25 de Abril

Os “Relatórios António Graça” sobre o ELP e AGINTER PRESSE

de María José Tíscar

editor: Edições Colibri, outubro de 2014
VENDA O SEU LIVRO i
Mal se iniciou o processo democrático de desmantelamento das estruturas do autointitulado Estado Novo e da instituição de um regime democrático logo se multiplicaram os movimentos e organizações das forças derrotadas, financiadas pela clique milionária arredada do poder, para sabotar o processo democrático. // Ex-pides, ex-legionários, ex-governantes, lacaios e filhos das famílias donas do país que lhes fugia das mãos, estabeleciam os seus estados-maiores em Espanha, onde contavam com o apoio do franquismo e de organizações da extrema-direita internacional. São estes movimentos e organizações secretas objeto central desta obra de Maria José Tíscar Santiago. // Neste seu trabalho a autora oferece-nos a palpitante paisagem destas organizações em ação, Exército de Libertação de Portugal (ELP), Movimento Democrático de Libertação de Portugal (MDLP), Movimento Maria da Fonte e outras, internacionais, que se ocultavam sob o disfarce de sociedades comerciais ou jornalísticas, como era o caso da Aginter Presse. (do Prefácio de Raimundo Narciso)

A Contra-Revolução no 25 de Abril

Os “Relatórios António Graça” sobre o ELP e AGINTER PRESSE

de María José Tíscar

ISBN: 9789896894221
Editor: Edições Colibri
Ano: 2014
Idioma: Português
Dimensões: 160 x 230 x 19 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 350
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789896894221
e e e e E

Bom livro

João Manuel Aristides Duarte

O livro que faltava para se compreender o que andaram alguns a fazer durante a Revolução

e e e e e

Uma boa explicação

Francisco Pereira

Um excelente livro sobre uma temática menos explorada e até esquecida, propositadamente ou não, num contexto complicado e qeu de forma simples e acessível nos esclarece acerca das intervenções de vários grupos e organizações e do seu papel relevante nos eventos dessa época.

María José Tíscar

María José Tíscar Santiago é doutorada em História. Tem exercido a docência em diversos Liceus de Espanha, Alemanha e França e no Instituto Espanhol de Lisboa. Iniciou a sua atividade de investigação trabalhando sobre as relações luso-espanholas durante o Marcelismo, e posteriormente, sobre o apoio da Espanha franquista ao Estado Novo durante a Guerra Colonial. Recentemente tem-se debruçado sobre as Atas do Conselho de Estado do período transitório 1974-1975, as quais vieram a revelar o papel dos diferentes protagonistas do processo histórico que conduziu à descolonização e que publicou no livro «O 25 de Abril e o Conselho de Estado. A Questão das Actas» (Edições Colibri, 2012); A PIDE no Xadrez Africano. Angola, Zaire, Guiné, Moçambique. Conversas com o Inspector Fragoso Allas (Colibri, 2017).

(ver mais)
Temas e Debates
19,90€ 10% CARTÃO
portes grátis
Âncora Editora
13,00€ 10% CARTÃO